Economia

Forbes lista a startup Viddy, do RN, entre as mais promissoras do País

A empresa fundada por Daniel Gentil está entre as nove classificadas como mais promissoras do Brasil e é destaque no Web Summit Rio 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de maio de 2023 às 16:40

Startup potiguar Viddy foi listada pela Forbes como uma das 9 mais promissoras do Brasil. Foto: Reprodução

Startup potiguar Viddy foi listada pela Forbes como uma das 9 mais promissoras do Brasil. Foto: Reprodução

A startup Viddy, fundada no Rio Grande do Norte, foi listada pela Forbes como uma das nove mais promissoras do Brasil. A empresa foi fundada por Daniel Gentil, que é potiguar e neto de Antônio Gentil, fundador da Gentil Negócios. A revista publicou relação elaborada pela GoAd Media, consultoria e rede de curadoria especializada em inovação.

A consultoria reuniu nove startups brasileiras com projetos promissores e que devem estar no radar nos próximos anos. E uma delas foi a fintech potiguar Viddy. O destaque é ainda maior porque a listagem se deu em meio à realização da primeira edição do Web Summit Rio, no Rio de Janeiro.

O evento tinha previsão de movimentar mais de R$ 1 bilhão para a economia da cidade, além de ter edições garantidas anualmente até 2028. Um dos pontos altos do summit é reunir startups e investidores. Neste ano, mais de 1 mil estiveram no Riocentro em busca de exposição, investimentos e a validação de muitos projetos.

A lista publicada pela Forbes trouxe de foodtechs especializadas no futuro da alimentação, a fintechs, edtechs e empresas com soluções tecnológicas para o marketing e varejo. Para a seleção, a GoAd Media conversou com mais de 30 líderes de várias regiões do País.

“Mais do que um evento com uma agenda forte de conteúdo, o Web Summit é um poderoso ecossistema que une startups a investidores. É uma vitrine para empreendedores brasileiros mostrarem o potencial de suas ideias e uma oportunidade deles se conectarem com fundos e investidores anjo que vieram ao Rio de Janeiro para conhecer a potência da nossa economia criativa”, diz José Saad Neto, head de insights da GoAd Media, empresa de curadoria na área de inovação, comunicação e marketing.

Pelo Linkedin, Daniel Gentil, falou um pouco sobre a experiência de ter participado do Web Summit Rio. “Marcamos presença no #websummitrio2023, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Seu principal objetivo era conectar startups com potenciais investidores e, sem dúvidas, a conexão foi o principal ativo desta edição. Encontrei muitos amigos, parceiros, clientes e investidores, além de ter a oportunidade de conhecer novas pessoas.”, contou.

Ele explicou que foram “mais de 20 mil participantes durante 4 dias de evento” e que “as palestras eram curtas e aconteciam, de forma simultânea, em vários lugares”. 

Ele aproveitou para agradecer pela publicação da Forbes. “Fred Alecrim e Caio Camargo me perguntaram o principal aprendizado do evento e, claro que AI, Web3.0 e outras tecnologias chamaram atenção. Mas percebi que a conexão humana no digital é relevante, disruptiva, de uma certa forma, descentralizada e em rede. Tanto é que fomos aprovados junto com outras mil startups para participar do Web Summit Rio e de forma espontânea aparecemos em uma publicação da Forbes Brasil como umas das 9 #startups para mantermos no radar pela GoAd Media”, disse.

E enfatizou: “Uma aprovação do maior evento do mundo de #tecnologia e um reconhecimento de uma empresa de #midia de prestígio.”


A Viddy é uma fintech que intermedia pagamentos usando Whatsapp e Pix. Conforme o site da empresa explica, o vendedor e o cliente se falam por whatsapp até o cliente estar de acordo com os produtos e as condições oferecidas”. A partir daí, o vendedor “cria uma venda no Viddy, inserindo poucas informações, definindo o tipo de entrega e a forma pagamento, após isso é gerado um link de pagamento”.

Depois disso, o comerciante “envia o link de pagamento por whatsapp para o cliente ter a comodidade de finalizar o pagamento de onde estiver. Quando o cliente realiza o pagamento, o viddy avisa e permite que o vendedor chame o motoboy para retirar o produto na loja e entregar para o cliente, isso tudo com um clique.”

Tags