Mais de 300 adeptos das religiões afro, entre umbandistas, candomblecistas e ifá, participaram de um flashmob inédito em um shopping da zona norte do Rio de Janeiro no último domingo (30). A ação foi organizada pelo cantor, compositor e escritor André Gabeh, com o objetivo de reivindicar o direito de ocupar os espaços públicos e de expressar a religiosidade afro-brasileira.
A mobilização aconteceu no pátio do Norte Shopping, no Cachambi, e contou com a presença do comediante Yuri Marçal, que ajudou a convocar os participantes por meio do Facebook e do aplicativo Telegram. As cenas foram gravadas e compartilhadas nas redes sociais.
O flashmob religioso é uma prática que vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos, principalmente entre os evangélicos, que utilizam a estratégia para evangelização em locais públicos como praças, ruas e shoppings. Dessa vez, a iniciativa partiu de um grupo de religiosos afro-brasileiros, que utilizaram a mesma tática para reivindicar mais visibilidade e respeito às suas crenças. O flashmob foi realizado de forma pacífica e com o objetivo de mostrar a diversidade religiosa presente na cidade do Rio de Janeiro.
A iniciativa do flashmob no shopping foi vista como uma forma de resistência e de luta contra o preconceito e a intolerância religiosa. Os participantes entoaram cânticos sagrados e dançaram em volta de um ponto de energia, em referência às suas crenças. O ato foi acompanhado por outras pessoas que estavam no local e aplaudiram a iniciativa.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias