A união de duas paixões em um só evento. Esse é o Food & Jazz Natal que encerrou a primeira edição com oficinas gastronômicas, shows gratuitos na sexta (14) e sábado (15), na Praça o Gringos, em Ponta Negra.
O evento precisou passar por adaptações e foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada de 23 de março a 02 de abril através de 25 estabelecimentos parceiros que disponibilizaram menus exclusivos a preços tabelados, inspirados na culinária de New Orleans (EUA); além de Oficinas Gastronômicas gratuitas promovidas no Hotel Senac Barreira Roxa com participação do apresentador Zeca Camargo. E, a segunda etapa (nos dias 14 e 15 de abril) com encerramento na Praça do Gringos, com artesanato, “Cozinha Show”, presença de estabelecimentos parceiros e muito jazz, blues e soul.
“Com os acontecimentos ocorridos durante o mês de março, no Estado, tivemos que adiar e, em seguida, dividir a edição. Contudo, os parceiros abraçaram o evento, vestiram a camisa e fizeram acontecer junto com toda a equipe do Food & Jazz. Nossa primeira fase foi um sucesso e a segunda também! Oficinas com excelente adesão, espaço de show, tendo todas as mesas ocupadas e pavilhão dos estandes com grande movimento. O evento veio realmente para ficar!”, comemora Juçara Figueiredo, idealizadora do Food & Jazz.
Nessa sexta-feira (14), sob a coordenação do chef Marcelo Labre, as oficinas gastronômicas atraíram a atenção do público, que preencheu todas as cadeiras do local e, ao final, puderam degustar dos pratos elaborados. A Cozinha Praieira, oficina conduzida pela chef Gabriela Sales contou com participação do chef Tarcísio Gonçalves. Um momento muito especial durante a atividade foi a presença das marisqueiras do município de Arez/RN. “Feliz em participar de um evento tão responsável como esse, que valoriza e agrega os produtores locais. As marisqueiras fazem um trabalho extremamente minucioso e merecem todo o nosso reconhecimento”, comenta a chef Gabriela Sales.
Para o médico, Petrônio Tinoco, que participou das oficinas e aproveitou os shows, o evento foi assertivo em sua programação. “Incrível essa junção do alimento com a música, com o artesanato e com toda essa interação cultural. Uma importante valorização dos profissionais e dos artistas da terra”, expõe o médico. A segunda oficina “Sanduíche de Camarão (Po’Boy), com harmonização de cerveja”, comandada pela chef Renata Lopes, despertou interesse dos mais diversos paladares e fechou com maestria as atividades gastronômicas da sexta.
As apresentações musicais da sexta-feira surpreenderam o público, com os shows de Anderson Pessoa Hot Five (RN), Sueldo Soares (RN) e Sâmela Ramos (SP), que arrancaram muitos aplausos da plateia, numa noite divertida e agradável.
No sábado (15), a partir das 17h, tem mais Cozinha Show Food & Jazz Natal, iniciando com a oficina “Cozinha Fusão entre o Sertão e a Capital – uma nova forma de mostrar a cozinha Potiguar”, com o chef Josifran Gomes (Caicó); e às 19h, o chef Jonatã Canela, do restaurante Navarro – Senac Barreira Roxa, ministra a oficina “Cozinha Origem”.
Com a conclusão das oficinas, é chegada a hora dos famosos e esperados cortejos, com a Bossa & Jazz Street Band conduzindo a atenção do público para o palco montado na Praça, onde teve os shows de Anderson Pessoa Hot Five (RN) – grupo formado por músicos que são referência na cena jazz de Natal e, em seguida, Sueldo Soares e Sâmela Ramos (RN/SP) – dois artistas de forte presença e carisma. Turistas, moradores locais, pessoas de todas as idades, lotaram o espaço do evento, envolvidos nos arranjos contagiantes da noite.
Para quem perdeu ou quer mais, neste sábado (15), os shows ficam por conta de outros grandes nomes como: Catarina Rosa Quarteto (PE) – Destaque no The Voice 2019, a jovem e talentosa cantora pernambucana traz, pela primeira vez ao RN, um tributo às Divas do Jazz e da Soul Music e releituras de sucessos do Pop. Logo após, às 22h, Banda Camba (RN) – o reencontro de um icônico grupo potiguar, dedicado à interpretação da música com sotaque e tempero latino: Sergio Groove, Gilberto Cabral, Yrahn Barreto e outros grandes músicos de Natal.
O Food & Jazz Natal supera as expectativas e se consolida no calendário de eventos do Rio Grande do Norte. “Um evento bem desafiador de se fazer, mas também é bastante satisfatório enxergar toda essa aceitação. Requer dedicação e necessita de parceiros, apoiadores e patrocinadores que acolham e acreditem na força de um projeto como esse, um relevante instrumento de estímulo econômico, turístico e sociocultural”, declara a produtora, Juçara Figueiredo que finaliza, “Já adianto ao público que teremos muito mais Food & Jazz ainda em 2023”.
Idealizado por Juçara Figueiredo Produções, a mesma criadora do Fest Bossa & Jazz e do festival gastronômico Sabores da Pipa, o Food & Jazz Natal é patrocinado por Coca-Cola e Café Santa Clara através do Programa Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da Prefeitura do Natal, Senac RN, Abrasel, Revista Deguste.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias