Cotidiano

Incêndio em lar de caridade no Recife mata 3 crianças e uma cuidadora

O fogo atingiu o local na madrugada desta sexta-feira (14). Outras 15 ficaram feridas. As causas ainda são investigadas

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de abril de 2023 às 13:32

Incêndio em lar de caridade no Recife começou por volta das 4h da manhã. Foto: Twitter/@alvarovilarim/Reprodução

Incêndio em lar de caridade no Recife começou por volta das 4h da manhã. Foto: Twitter/@alvarovilarim/Reprodução

Ao menos quatro pessoas morreram após um incêndio atingir o Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso, localizado na Rua Jerônimo Heráclio, 479, no bairro do Ipsep, zona Sul do Recife (PE). O fogo atingiu o local na madrugada desta sexta-feira (14). Outras 15 ficaram feridas. As causas ainda são investigadas.

Oito crianças e adolescentes foram internados no Hospital da Restauração, que tem uma ala especializada em atendimento a pacientes queimados, com quadro grave de intoxicação pela inalação de fumaça, que provoca queimaduras internas nas vias aéreas. Quase todas estão também com queimaduras externas na pele. Outras cinco pessoas – quatro crianças e um adulto – estão sob os cuidados do Hospital Geral de Areias.

“A situação das crianças socorridas ainda é muito grave, por conta da inalação dessa fumaça que entra na corrente sanguínea e provoca danos muito rapidamente. Algumas tiveram que ser entubadas”, disse o major do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e supervisor de operações, Lamartine Melo.

“A apresentação clínica principal das vítimas são queimaduras nas vias aéreas e inalação de fumaça. Existe sim queimaduras externas, mas o quadro clínico que todos apresentam com maior gravidade é este”, disse o médico Petrus Andrade, diretor-geral do Hospital da Restauração.

Visivelmente abalado, Gezler Carlos, diretor administrativo da instituição que abriga crianças de 2 a 11 anos em situação de risco social, lamentou a morte de três crianças e de uma funcionária e pediu orações para os feridos. “Estamos com o coração rasgado, mas temos muita fé que Deus irá ajudar na recuperação dos que estão internados. Peço neste momento a oração de cada um que esteja acompanhando essa dor sem tamanho.”

A funcionária que morreu foi identificada como Margareth da Silva, de 62 anos. O Lar Paulo de Tarso funciona há 30 anos no local e recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelos conselhos tutelares e Juizado da Infância e Juventude.

Pelo Twitter, o jornalista Álvaro Ferraz Vilarim postou um vídeo mostrando o lamento de uma mulher no momento do incêndio.

Tags