Cotidiano

Menina autista sofre bullying e é humilhada em escola do Rio de Janeiro

Vídeo com agressões de grupo de adolescentes viraliza e gera protestos nas redes sociais

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de abril de 2023 às 10:15

Um vídeo que mostra uma menina sendo cercada por um grupo de adolescentes, no pátio da escola, numa sessão de bullying e humilhação por conta de sua aparência, provocou revolta e mobilização nas redes sociais. O caso ganhou repercussão na sexta- feira (31) e foi registrado no pátio do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, na cidade de Natividade, noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A vítima das agressões é autista.

Uma das estudantes se aproxima e tenta agarrar o cabelo da vítima, enquanto isso as demais continuam rindo da situação. Acuada, a menina mostra incômodo, e tenta reagir às agressões, ao fim, Vitória chora.

A cena mobilizou a pequena cidade de 15 mil habitantes, revoltou alunos da escola estadual e ganhou repercussão nas redes. Estudantes fizeram cartazes com mensagens de apoio à menina e uma mobilização na porta da escola. O protesto tomou as ruas do bairro. Eles gritavam palavras de ordem e clamavam: “Queremos Justiça”, “Não ao Bullying”. Nas imagens publicadas nas redes sociais é possível ver jovens pedindo um posicionamento da escola sobre o caso. Até agora a instituição não se manifestou.

Estudantes também criaram uma página no instagram, chamada: Estamos com Vitória. Nas redes, eles se identificam como movimento de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito. No Twitter a hashtag #justiçaporvitoria foi parar no Trending Topics do Twitter.

Secretaria de Educação do Estado se pronunciou sobre o caso

A Secretaria de Estado de Educação emitiu nota repudiano o caso de bullying. Em relação ao episódio ocorrido no Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Resende, em Natividade, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, responsável pela Superintendência de Projetos para Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, disse que serão tomadas todas as providências para que casos como esse não se repitam.
A direção do colégio já enviou professora e psicóloga à casa da criança vítima de bullying. E profissionais do colégio também conversaram com as estudantes que praticaram o ato e os seus respectivos pais. E integrantes do Conselho Tutelar também foram acionados e medidas protetivas às alunas do colégio foram e continuarão a ser adotadas.

Dia Mundial do Autismo

A ação foi gravada dias antes da data criada para informar a população sobre o autismo, promover a reflexão e ações de conscientização para diminuir o preconceito. O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas, é celebrado no próximo domingo, 2 de abril.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Mais um caso de bullying no Estado do Rio de Janeiro, dessa vez, aconteceu com a menina Vitória Fernandes Gomes dos Santos, de 11 anos, dentro da Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, na cidade de Natividade, no noroeste do Estado do Rio na última segunda-feira (27).

Nos vídeos que viralizaram nas redes sociais, podemos ver uma aluna, mostrando seu cabelo, balançando tentando puxar o cabelo da vítima. Vitória Fernandes que é autista, vira motivo de piada na roda de alunos, entre risadas e deboche ninguém tenta ajudar a menina.

Tags