As chuvas que vêm caindo desde o último final de semana no Rio Grande do Norte devem continuar ao longo desta semana. O volume de água, no entanto, deve ser menor do que o registrado nos últimos dias.
“No litoral, as chuvas devem acontecer durante a madrugada e início da manhã. No interior, vai ser mais durante a tarde e o início da noite”, informou o chefe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bristot.
De acordo com Gilmar, as recentes chuvas são decorrentes da Zona de Convergência Intertropical – um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos e parte integrante da circulação geral da atmosfera. Além disso, o fenômeno deve influenciar a mudança do clima.
O último fim de semana de março apresentou chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte com maiores acumulados registrados no município de Serrinha dos Pintos, com 126.7 mm (Oeste), seguido de Parazinho, com 122.6 mm (Agreste).
Na região Leste, o município de Parnamirim foi o que registrou maior precipitação de chuvas, 116.1mm. Já na região Central, Lajes registrou 71.1 mm. A capital potiguar registrou chuvas de 90.7 mm nas últimas 24 horas.
Ainda segundo a Emparn, no litoral as temperaturas chegarão a média de 22 °C durante a madrugada e a média dos 34 °C durante as tardes. No interior, as mínimas poderão chegar aos 18 °C e máximas aos 36°C.
“Essas chuvas vão influenciar o comportamento do clima porque, uma vez que você tem uma predominância de céu nublado, você tem menos incidência de radiação solar e temperaturas mais amenas durante a noite. No entanto, como aqui no litoral nós estamos perto do Oceano, tem mais umidade. E essa umidade pode provocar um aumento na temperatura. Mas tudo dentro da normalidade”, informou Bristot.
Além do clima, as chuvas afetam também a infraestrutura das cidades. Na capital potiguar, além dos pontos de alagamento registrados, o grande volume de água fez com que parte da Avenida Felizardo Moura, que liga o Centro à zona Norte, cedesse no domingo (26). A empresa responsável pela obra na via fez uma barreira de contenção para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura fizesse a recuperação dos taludes nesta segunda (27).
O incidente gerou transtornos à cidade, principalmente ao trânsito, uma vez que a avenida foi interditada e a população ficou com apenas uma ponte, a Newton Navarro, para entrar e sair da zona Norte da capital.
A previsão da Seinfra era de finalizar o serviço ainda nesta segunda-feira, liberando o trânsito na Avenida Felizardo Moura, uma das principais de Natal.
Previsão dia a dia
Terça-feira (28) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com chuva isolada nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Vale do Açu.
Quarta-feira (29) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
Quinta-feira (30) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
Sexta-feira (31) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões
Sábado (1º) – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.
Domingo (2) – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias