Cotidiano

Serviços devem ser normalizados até a próxima semana

Coleta de lixo, atendimentos em saúde e transporte público foram alguns dos serviços suspensos nos últimos sete dias

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de março de 2023 às 16:00

Roteiro de coleta de lixo é elaborado com apoio da Guarda Municipal – Foto: Divulgação/Urbana

Com a redução no número de atentados criminosos no Rio Grande do Norte, os serviços de coleta de lixo, saúde, feiras livres, transporte e educação devem voltar ao normal até a próxima semana na capital potiguar. Confira:

Coleta domiciliar
Nesta segunda-feira (20) a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) voltou a realizar, de forma gradual, a coleta domiciliar na cidade. A pasta informou que o roteiro da coleta será elaborado a cada turno, sempre depois da orientação da Guarda Municipal.

A Urbana informou, no entanto, que a normalização do serviço deve demorar pouco mais de uma semana, tendo em vista o acumulado de resíduos em todas as regiões da cidade – mais de 2 mil toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na noite da terça (14) e nos dois turnos da quarta (15) e da quinta (16).

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal comunicou que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) devem ser retomados nesta terça (21). Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas voltaram a funcionar, das 11h às 17h, nesta segunda-feira (20).

Os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) mantêm o seu funcionamento normal.

Feiras livres
As feiras livres continuam acontecendo em Natal. No entanto, funcionam com estrutura mínima (sem tendas e banheiros químicos) até a normalização da segurança na cidade. A decisão, de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), é para “evitar qualquer tipo de atentado contra o bem público, servidores e colaboradores”.

Transporte
A operação dos transportes públicos da capital também depende da normalização da segurança na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), todos os dias é feita uma avaliação de como se comportou a operação no dia anterior. Nesta segunda (20), 23 linhas operaram de forma emergencial em Natal. A Guarda Municipal se comprometeu a apoiar a Polícia Militar no reforço à segurança nos terminais e garagens das empresas de transporte público.

Educação
O início do ano letivo das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, que estava agendado para terça-feira (21), foi adiado para o próximo dia 29 de março. Já as escolas privadas de Natal estão, em sua maioria, retornando as atividades, porém, algumas, em horários reduzidos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com as atividades suspensas desde o último dia 15. Uma nova avaliação do cenário será realizada até o final desta segunda-feira, quando a Instituição emitirá um novo comunicado.

Tags