Repaginar através do design espaços públicos de cidades turísticas transformando-os em vitrines de charme, preservando a história e resgatando a autoestima da população impactada. Esse é o objetivo do projeto Lugares de Charme lançado na cidade de Guamaré, na noite da última quarta-feira (08), em solenidade realizada no Centro de Convenções da cidade.
O projeto busca impulsionar o desenvolvimento da atividade turística local. “O turismo é uma indústria forte que cresce a cada ano. O poder público amplia as possibilidades para atrair investidores e possibilitar o desenvolvimento social e econômico. Nós acreditamos muito que esse projeto vai impulsionar o turismo da nossa cidade, principalmente porque ele envolve as pessoas, é fundamental que os munícipes abracem o projeto para que cresçamos juntos e de forma consistente”, declarou o prefeito Arthur Teixeira.
O evento contou com a participação de setores estratégicos da cadeia do turismo local: empresários, empreendedores, artesãos, artistas, canoeiros, marisqueiras, agricultores e estudantes. “O projeto é autoral, com metodologia embasada e regida pelo propósito do Design Social. Cada lugar é um ser que pulsa e tem uma identidade própria, nosso projeto vai atuar ao longo de um ano e meio na cidade, para conhecer profundamente a sua história e a partir desse diagnostico criar a identidade da cidade, suas cores, sabores e saberes envolvendo as pessoas”, explica a Cris Ribeiro, autora do projeto.
Pela primeira vez o Projeto Lugares de Charme vai atuar não apenas em um espaço, mas numa cidade. O projeto já impactou 100 mil pessoas indiretamente, 98 Empreendedores impactados, 8 Cidades contempladas e mais de 1.000 Artesãos impactados e foi vencedor dos Prêmio Brasil Criativo – 2015 do Ministério da Cultura e Prêmio Impacta Nordeste – (Rio Grande do Norte – Categoria Cultura) – 2020 do SEBRAE. Recentemente o projeto foi responsável pela repaginação do Mercado da Agricultura Familiar do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias