Vereador propõe lei para promoção do protagonismo feminino em comemoração ao Dia da Mulher

O Projeto de Lei proposto pelo vereador Anderson Lopes também busca fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, além de promover a atuação conjunta entre a Sociedade Civil e os poderes públicos

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de março de 2023 às 17:20

Vereador Anderson Lopes propõe lei para promoção do protagonismo feminino em comemoração ao Dia da Mulher

Vereador Anderson Lopes propõe lei para promoção do protagonismo feminino em comemoração ao Dia da Mulher – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (8), data em que se celebra o Dia da Mulher, o vereador Anderson Lopes (SDD) apresentou um Projeto de Lei que estabelece a Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino. O objetivo da lei é garantir que as mulheres tenham acesso igualitário a oportunidades em todas as esferas da sociedade, incluindo o mercado de trabalho, estabelecendo diretrizes e normas gerais para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas mulheres.

Leia também:
Assembleia celebra o Dia Internacional da Mulher com novas iniciativas

O Projeto de Lei proposto pelo vereador Anderson Lopes também busca fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, além de promover a atuação conjunta entre a Sociedade Civil e os poderes públicos municipal, estadual e federal. Entre as diretrizes gerais da Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino estão o reconhecimento da participação social da mulher como direito da pessoa, a complementariedade, transversalidade e a integração intersetorial dos órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e dos organismos bipartites de controle social, entre outros pontos.

O vereador Anderson Lopes ressalta que a aprovação da Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino é fundamental para superar a desigualdade de gênero no Brasil e exige o comprometimento de todos os setores da sociedade para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades, gratificações e direitos dos homens. A expectativa é que o projeto seja apreciado na próxima semana. As despesas decorrentes da execução desta lei serão cobertas pelas dotações orçamentárias próprias e/ou existentes, consignadas no orçamento vigente e, suplementadas, se necessário.

Tags