Mundo

Número de mortos pelo terremoto na Turquia e na Síria passa de 33 mil

Segundo as autoridades locais, o número deve ser ainda maior

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de fevereiro de 2023 às 14:23

Foto: Ozan Kose/AFP

Mais de 33 mil pessoas morreram, até o momento, após o terremoto que abalou a Turquia e a Síria no último dia 6. De acordo com o último balanço, feito na manhã deste domingo (12), são 29.605 vítimas fatais na Turquia e 3.576 na Síria. Segundo as autoridades locais, o número deve ser ainda maior.

Além dos mortos, as autoridades dos países afirmam que quase 93 mil pessoas ficaram feridas no desastre. Este foi o terremoto mais letal na Turquia desde 1939.

Autoridades turcas começaram a tomar ações judiciais devido ao colapso de alguns prédios. A Turquia tem códigos de construção que atendem aos padrões atuais de engenharia sísmica, mas esses raramente são aplicados.

Segundo informou a agência de notícias estatal turca Anadolu, o ministro da Justiça do país, Bekir Bozdag, disse que 134 pessoas estão sendo investigadas por sua suposta responsabilidade na construção de edifícios que não resistiram aos terremotos. Ele disse que três foram presos enquanto aguardam julgamento, sete pessoas foram detidas e outras sete foram impedidas de deixar o país.

 

 

Tags