Geral

Chuva provoca falta de energia, queda de árvores, buraco em via e semáforos parados em Natal

Pancadas de chuva começaram na tarde desta terça (17) e devem continuar até domingo (22)

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de janeiro de 2023 às 11:10

Após chuva, buraco abriu na Rua João XXIII, em Mãe Luiza – Foto: STTU

A chuva que vem caindo em todo o Rio Grande do Norte desde a tarde da terça-feira (17) vem provocando danos à rede de energia elétrica, ao trânsito e à infraestrutura de alguns bairros das zonas Norte, Leste e Sul de Natal.

Durante a noite, populares registraram uma explosão em uma estação de energia na Ribeira. Com isso, a energia caiu em bairros vizinhos, como Tirol e Petrópolis. Moradores das proximidades informaram ao Novo que a energia demorou horas para ser restabelecida na noite da terça e, na manhã desta quarta (18), voltou a cair. “Por aqui teve queda de energia três vezes na noite de ontem”, contou Ana Paula Ribeiro, leitora do Novo e moradora da Redinha.

Também leitora do portal, Renata Coutinho contou que em Nova Descoberta, bairro da zona Sul, houve oscilação de energia durante a noite. “Ontem a noite houve queda de energia umas três vezes, mas voltava rápido”, disse.

O trânsito da capital também foi afetado por causa da falta de energia. Por volta das 20h da última noite, o semáforo do cruzamento da Rua Jaguarari com a Avenida Antônio Basílio ficou apagado por aproximadamente 1h. Na manhã desta quarta (18), ficaram sem funcionar os semáforos do cruzamento das Avenidas Hermes da Fonseca com a Rua Trairi e da Avenida Afonso Pena com a Rua Potengi. O funcionamento dos equipamentos normalizou cerca de 1h depois.

Semáforos ficaram parados devido a queda de energia por causa de chuva na zona Leste de Natal – Foto: STTU

Na Rua João XXIII, em Mãe Luiza, uma faixa foi interditada nesta manhã por causa de um buraco que abriu com a força da água. Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estão no local realizando o reparo da via.

A STTU informou que o telefone 156 está suspenso devido a problemas técnicos, mas a Central de Atendimento do órgão está recebendo chamadas pelos telefones (84) 98870-3862, (84) 3232-9144 e (84) 3232-9145. “A central de atendimento da STTU funciona 24 horas para atendimento de colisões, fiscalização e informação em geral sobre o trânsito”, informou.

Explicação

Em nota, a Neoenergia Cosern lamentou os transtornos causados pela falta de energia e informou que o fornecimento foi afetado pela queda de galhos de árvores e palhas de coqueiros e palmeiras sobre a rede elétrica, provocadas pelos fortes ventos seguidos de chuva.

A distribuidora informou que, na zona Norte, equipes constataram que “palhas de coqueiro e galhos de árvores caídos sobre a fiação provocaram a interrupção no fornecimento de energia para 9.668 unidades consumidoras às 17h22 na Redinha, Redinha Nova, Pajuçara e na praia de Genipabu. Através de manobras no sistema, 6.465 clientes foram religados de imediato. Os demais foram normalizados às 01h34 desta quarta-feira (18)”.

Na zona Sul, às 18h38, além do registro de queda de galhos sobre a rede elétrica, a Neoenergia constatou que uma tela de proteção de uma obra de construção civil se desprendeu durante a ventania e caiu em cima de um equipamento do sistema elétrico, provocando seu desligamento. “Por causa disso, 5.710 unidades consumidoras foram afetadas. De imediato, 2.705 foram religados a partir de manobras na rede. Os demais foram normalizados às 20h35”, disse.

Já na zona Leste, a distribuidora informou que a queda de galhos de uma árvore nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) sobre a rede elétrica provocou a interrupção no fornecimento para 9.412 unidades consumidoras às 18h59 em Mãe Luiza, Praia do Meio, Petrópolis, Tirol e Areia Preta. A normalização no fornecimento aconteceu às 21h25.

“Nesta quarta-feira (18), como consequência da ventania e chuva da noite anterior, um componente do sistema elétrico instalado na Subestação Ribeira, na zona Leste, apresentou uma falha às 07h28 deixando 8.656 unidades consumidoras sem energia. Através de manobras no sistema elétrico, o fornecimento de energia foi normalizado para a totalidade dos clientes às 08h49. As causas dessa falha estão sendo investigadas pela Neoenergia Cosern”, finalizou a nota.

Previsão

As pancadas de chuva devem continuar em todas regiões do RN até domingo (22), segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). De acordo com o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot, as chuvas decorrem da associação entre o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico com o fenômeno La Ñina ainda atuando sobre o território. “Essa combinação favorece a aproximação da Zona de Convergência, que é o principal sistema meteorológico que produz chuva no semiárido potiguar”, explicou.

Tags