Economia

Natal tem alta expectativa de vendas para comércio de bens e serviços

Na semana mais movimentada do ano para o varejo, Natal Shopping espera um aumento de 5% nas vendas em relação a 2021

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de dezembro de 2022 às 11:08

Comércio de bens e serviços

Comércio de bens e serviços tem boa expectativa – Foto: Divulgação

Até o domingo (25), quando se encerram as vendas do período natalino, o comércio varejista deve movimentar cerca de R$ 65 bilhões na economia brasileira, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para esse período, o Natal Shopping espera um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado.

“Com o fim do mundial de futebol domingo passado, percebemos que o movimento voltou a crescer bastante e estamos com uma expectativa forte para esta semana. Já registramos um fluxo crescente em relação ao ano passado, com cerca de 15% a mais de pessoas circulando pelos corredores”, aponta Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

A previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de que o setor de shoppings movimente R$5,5 bilhões em vendas até o Natal. Para 89% dos lojistas em todo Brasil, a expectativa é de elevação do fluxo e das vendas em relação ao ano anterior. Por isso, se prepararam com contratações temporárias para aumentar o efetivo de colaboradores e dinamizar ainda mais o atendimento aos clientes que deixaram as compras natalinas para a última hora.

A CNC afirma ainda que o resultado deste Natal representa uma alta de 1,2% no faturamento em relação ao período natalino de 2021. Vale frisar que, após dois anos de perdas no comércio, este é o primeiro ano com aumento real de vendas, segundo a mesma instituição. Para a Abrasce, tudo indica que haverá um aumento de 4% comparado com o período natalino do ano passado. Em nível local, a expectativa é um pouco maior.

“Esta é a semana mais movimentada do ano e, com o fluxo de pessoas aumentando gradativamente, a nossa expectativa é de que haja um aumento de vendas de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior, que é o que vínhamos já registrado desde a Black Friday. Acreditamos que retomaremos o ritmo de antes”, pontua Furtado.

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