Cotidiano

Turismo potiguar de fôlego renovado

Setor turístico do RN espera crescer entre 12% a 15% durante o período da alta estação e as atividades do setor devem movimentar R$ 1,8 bilhão

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de dezembro de 2022 às 15:00

Turismo Natal Ponta Negra

A ABIH estima crescimento do setor turístico potiguar entre 12% a 15% em relação ao verão de 2022 – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

O turismo do Rio Grande do Norte vai encerrar 2022 com o fôlego renovado. A alta estação, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2023, deve ter alta de até 15% na movimentação turística em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa das entidades que representam o setor do turismo é de que a atividade volte a exercer papel de protagonismo na economia potiguar.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) projeta alta na movimentação financeira em cerca de R$ 1,8 bilhão ao longo da alta estação turística potiguar. “Nossas estimativas apontam que o movimento já deva começar agora com a realização do Carnatal [que aconteceu entre os dias 09 e 11 de dezembro], que lotou hotéis e pousadas e trouxe dezenas de milhares de turistas para a cidade”, explica Marcelo Queiroz, presidente da entidade.

Ainda segundo ele, outro incremento será a retomada dos voos nacionais e internacionais para o Rio Grande do Norte. A estimativa é de que ocorra aumento de 592 voos desembarcando no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, entre os meses de dezembro e fevereiro do próximo ano, na comparação com o mesmo período de 2021 até 2022. “Somente nestes voos extras, teremos potencial para algo em torno de 220 mil turistas a mais visitando o nosso estado”, detalha Marcelo Queiroz.

Dados da Inframerica, concessionária do aeroporto potiguar, mostram que dezembro terá um movimento de 253 mil passageiros. A estimativa da administradora é de um fluxo de pessoas 17,4% maior que em 2021 e 6,2% maior que 2019, período antes da pandemia.

“Isso é muito importante, ainda, pelo fato de que neste período pós-pandemia vimos o percentual de turistas que visitam o Rio Grande do Norte na alta estação e, chegam por via aérea, despencar de 85% para uma média de 47%, de acordo com dados de julho deste ano”, comenta Marcelo Queiroz.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) estima um crescimento do setor turístico potiguar de 12% a 15% em relação ao verão de 2022. “As expectativas são as melhores possíveis. Porque o mercado tá aquecendo, já era esperado desde a época da pandemia. Ou seja, 2022 é o ano da retomada, 2023 é o de crescimento substancial e 2024 será o ano da consolidação. Ou seja, voltar aos patamares do que era antes, sempre com a tendência de melhorar”, diz.

Para 2023, ele pede melhorias nas políticas públicas de divulgação do destino turístico potiguar. Ele sugere a ampliação de projetos como a divulgação do destino em feiras, workshops, treinamento técnico, agentes de viagem e operadores. “Os governos precisam além de novas opções de entretenimento fazer as ações de divulgação e promoção dos nossos destinos. Ou seja, quem não aparece não é visto, não é lembrado. E os nossos estados vizinhos têm uma divulgação muito forte”, justifica.

Ampliação da divulgação turística

A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) comemoram bons resultados das ações de divulgação turística do destino potiguar. Somente em 2022, o Rio Grande do Norte esteve como o único local da América do Sul entre os melhores do mundo, escolhido pela Premiação Travelers’ Choice, do Trip Advisor. O destino aparece como destaque no cenário nacional, sendo segundo lugar no ranking realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, Natal/RN, empatado com Gramado/RS.

“Novas experiências turísticas também foram criadas esse ano, com o objetivo de fortalecer a interiorização do Turismo nos municípios de Pedra Grande, São Miguel do Gostoso e Touros”, comenta Aninha Costa, secretária estadual do Turismo.

Segundo ela, o trabalho de promoção e divulgação do destino seguirá de forma segmentada, apoiada por dados consistentes do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio).

“Participaremos de feiras internacionais já consolidadas no mercado europeu, como a Fitur, em Madrid (janeiro) ; a BIT, em Milão (fevereiro), e a BTL, em Lisboa (março). No mercado nacional estão programadas ações de road shows, e participação em feiras e eventos específicos por segmento”, detalha a secretária.

A Secretaria de Turismo planeja para 2023, entre outros pontos, a construção de projetos executivos para estruturar novos pontos de visitação do estado, como a área de cavernas do município de Felipe Guerra. Além disso, o planejamento da Setur também deve contemplar a execução da sinalização turística para o Geoparque Seridó. O projeto executivo foi aprovado recentemente e inspira-se nos elementos da atual marca do Geoparque e nas cores presentes no solo e na vegetação da região.

Outra ação muito importante do Governo do Rio Grande do Norte será a recuperação das estradas, avançando na execução do Programa de Restauração de Trechos Críticos das rodovias estaduais com investimento de R$ 53 milhões em recursos próprios para recuperação da malha viária em todo o Estado.

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