Cotidiano

Hemonorte inicia semana do doador voluntário de sangue

Com o objetivo agradecer, reforçar a importância da doação de sangue e  sensibilizar novos doadores, o Hemonorte realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de sangue

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de novembro de 2022 às 10:17

Mesmo com estoque estável, Hemonorte convoca doadores de sangue

Com o objetivo agradecer, reforçar a importância da doação de sangue e  sensibilizar novos doadores, o Hemonorte realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de sangue, com a Campanha “CRAQUES DA DOAÇÃO – doe sangue e marque um gol de placa na vida de quem precisa”, de 22 a 26 de novembro, em parceria com a Unimed Natal.

O Hemonorte preparou uma programação especial para este período. Para isso, houve o lançamento de mais dois serviços para os doadores: um whatsApp  para contato com os doadores, mais uma ferramenta  para estreitar a comunicação entre o hemocentro / Captação e os doadores que serão informados quanto aos locais de doação, convidados  para realizar sua doação.

Para tanto, os interessados deve aderir ao grupo via  QR CODE, que será disponibilizado nas redes sociais do Hemonorte e o  serviço de intérprete de libras – com dia agendado para deficientes auditivos severo fazer sua doação de sangue. Este  serviço funcionará sempre às terças-feiras em parceria com a Associação dos Surdos de Natal (ASNAT).

Para a Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, “ este serviço representa um marco na história da hemoterapia do RN, enquanto reconhecimento de direito  e inclusão de novos  potenciais doadores com deficiências severas, possibilitando aos mesmos   vivenciarem  o ato em si mesmo: doar sangue e salvar vidas. Com esse novo serviço  legitimamos o direito e ampliarmos novos perfis de doadores de sangue do Estado”.

Outra parceria realizada para a semana do doador é com a Unimed Natal, de acordo com o Diretor de Serviços próprios da Empresa, Dr. Emerson  Oliveira,  “a  Unimed entra em campo para reforçar nas pessoas a necessidade do gesto de  solidariedade da doação de sangue, que pode salvar vidas. Para essa sensibilização, em um ano de copa do mundo usamos uma paixão do brasileiro: o futebol e convocamos a sociedade a se juntar ao time do bem”.

Requisitos básicos para doar:

  • Estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade ( quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal),
  • Pesar acima de 50kg,
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior,
  • Evitar alimentos gordurosos antes da doação,
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores,
  • Vir alimentado e portar um documento oficial com foto.
Tags