Brasil

Professora que fez gesto nazista em escola no Paraná é demitida

Advogado da docente alega que ela não compactua ‘com qualquer ato de nazismo’ e diz que gravação foi tirada do contexto

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de outubro de 2022 às 11:53

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma professora de redação fez uma saudação nazista durante aula para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio no Paraná na sexta-feira (7) e foi demitida.

De acordo com o Estadão, a diretora-geral do colégio, irmã Edites Bet, informou que a escola decidiu demitir a profissional. Em nota, o colégio ressaltou ‘não compactuar e não concordar com a postura da professora’, bem como repudiou ‘qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.’

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a professora vestindo uma camisa com a bandeira do Brasil estampada, fazendo o gesto de levar a mão à testa e depois estendendo o braço direito para a frente (cumprimento de nazistas para o líder Adolf Hitler).

Alexandre Jorge, advogado da professora, disse que o gesto feito não se trata de uma saudação nazista. “Ela não compactua com qualquer ato de nazismo, nem qualquer organização, seja nazismo, comunismo, fascismo ou qualquer uma delas”, disse. Ele ainda sugeriu que a gravação foi retirada de contexto.

“Ela colocou um hino, bateu aquela continência, e alguns alunos que têm a posição contrária a dela, que são do candidato Lula, começaram querer induzir para esse lado de que ela estava fazendo o símbolo do nazismo”, completou.

Tags