Geral

Artigo – CARTA AOS EDUCADORES (AS)

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de setembro de 2022 às 13:00

Na condição de quem teve a vida transformada pelo acesso à educação e como professor há 30 anos, dirijo-me a todos(as) educadores para prestar contas do primeiro mandato de deputado estadual que exerço desde 2019.

Há quatro anos o povo potiguar me confiou o cargo de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Tendo a educação em primeiro lugar, estivemos no plenário e nas comissões da Assembleia Legislativa, sempre em sintonia com a categoria, ouvindo suas representações. Sou membro permanente e já presidi a Comissão de Educação da Casa.

Nessa parceria, articulei e aprovei leis como a Lei Escola Democrática (10.569/2019) que garante a escola como “território aberto do conhecimento e livre de censura” – e a lei que incluiu os profissionais da educação como grupo prioritário na vacinação contra a COVID-19 (Lei 10.915/21). Resultado da nossa atuação fomentando a prioridade da educação no debate do legislativo estadual.

Estivermos também atentos aos debates nacionais em defesa da valorização profissional e a construção da qualidade da educação, participando da luta nacional que resultou na conquista do Fundeb Permanente e da manutenção do Piso Salarial dos Trabalhadores em Educação. No contexto em que o governo federal corta investimentos em educação e desrespeitou processos de escolha democrática, presido a Frente Parlamentar de defesa dos Institutos Federais e Universidades Públicas.

Tenho a honra de ser líder no legislativo do atual governo estadual, que tem dado lição de gestão pública. A reconstrução do estado se realiza por meio do funcionamento dos serviços essenciais, pagamento de quatro folhas atrasadas e do reajuste acumulados de 56,61% de todos(as) os(as) docentes e aposentados(as).

Reafirmo, por fim, meu comprometimento com a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

Um fraterno abraço a todos e todas!