Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 22 de agosto

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de agosto de 2022 às 16:15

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Pelo RN!
Amigos, se o final de semana foi composto por toques de ansiedade e tensão mediante as partidas de ABC e América, imaginem o que nos espera nesse próximo. Do lado alvinegro será a segunda decisão – o que não deve ser desmerecido. O time precisa conquistar pontos até chegar ao número mágico. Porém, a decisão maior será do alvirrubro. Será o jogo que vai definir se diz “Adeus, Série D!” ou “De volta ao planejamento”. Além de buscar o acesso, ABC e América sabem que esse é o melhor momento para retornarem com seus protagonismos no cenário nacional. Que a semana de ambos seja de mais confiança e esperança e menos de tensão e nervosismo.

Esperava mais
Até entendi a lógica do técnico Leandro Sena na formação do time que acabou sendo derrotado neste primeiro duelo com o Caxias. Afinal de contas, queria, ao menos, trazer um empate. O que me incomodou é que, mesmo com um jogador a mais quase que durante toda a partida, o time sequer esteve com indícios de ofensividade. Logo, simplesmente sequer chegou a ocasionar um grande perigo. A prova é tanta que Wallace Pernambucano não esteve tão atuante – talvez pela falta de alguém no meio para a criação e, consequentemente, a tal ofensividade. No mais, considero que o América tem totais condições de reverter o resultado no próximo domingo. E com quase 30 mil torcedores apoiando, então…

1/5 ✔
Se era pra começar bem a segunda fase, o ABC conseguiu. A vitória diante do Figueirense mostrou que, em casa, tem que ser dessa maneira. Um primeiro tempo praticamente absoluto. Segundo tempo poderia ter tido mais controle da superioridade. Porém, permitiu que o Figueirense passasse a pressionar mais – e olhe que ainda teve o pênalti mandrake marcado a favor do time catarinense. No geral, o mais importante é conseguir a vitória. Afinal, em um grupo bem equilibrado como esse do ABC, sempre é bom começar com o pé direito.

Realmente traz a justiça?
Há duas semanas, o árbitro Anderson Daronco classificou a arbitragem brasileira como “excelente” e disse que o VAR “traz justiça”. No quesito Árbitro de Vídeo, como trazer justiça num lance de pênalti como o marcado para o Figueirense no Frasqueirão? Por mais que eu esteja generalizando, não dá pra classificar como “excelente” – e consequentemente “traz a justiça” – quando as interpretações e os critérios não andam juntos.

Falta um
A Seleção Feminina de Futebol Sub20 venceu a Colômbia e está nas semifinais da Copa do Mundo da categoria. Apesar de ter dominado boa parte do jogo, a vitória brasileira só veio através do pênalti convertido pela zagueira Tarciana. Essa será a terceira vez que Seleção Brasileira chega às semifinais – as outras foram nos anos de 2004 e 2006. O adversário será o Japão. A partida acontecerá na próxima quinta-feira (25), às 23h.

Entre Linhas
Destaco que, nesse final de semana, a‎ jornalista‎ esportiva‎ Larissa‎ Maciel lançou seu primeiro livro intitulado “Entre Linhas”.‎ A obra – com toques de crônica nas entrevistas – traz‎ 35‎ histórias‎ de‎ atletas‎ e‎ equipes‎ femininas‎ do‎ esporte‎ potiguar,‎ desde‎ o‎ futebol‎ até‎ modalidades‎ como‎ karatê‎ e‎ MMA. Ainda não tenho o meu exemplar. Mas já fiquei curioso pra ler. ‎

Última Semana
Para encerrarmos a coluna desta semana, importante lembrar que as inscrições da sexta edição do Village Open de Beach Tennis se encerram na próxima sexta-feira (26). O torneio, que acontecerá entre os dias 01 a 04 de setembro, contará com atletas não somente potiguares, mas também de outros estados. Para se inscrever, basta acessar o site: www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/15365. Lembrando que as vagas são limitadas.

Tags