Geral

Navio-Veleiro Cisne Branco atrai visitantes no Porto de Natal

A atividade faz parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de agosto de 2022 às 17:05

Navio-Veleiro Cisne Branco atrai visitantes no Porto de Natal – Foto: Kevin Muniz/NOVO Notícias

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, o Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, esteve aberto à visitação no Porto de Natal, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade, nesta sexta-feira (19), das 13h às 17h. A embarcação tem 76 metros de comprimento e mastros que chegam a 40 metros de altura. 

O Navio-Veleiro realiza, desde fevereiro de 2022, uma viagem em comemoração ao bicentenário da independência, visitando vários portos internacionais e nacionais para fortalecer os laços históricos e de amizade do Brasil com outros países.

Sargento Daniel, integrante do Cisne Branco, destaca a finalidade do navio – Foto: Kevin Muniz/NOVO Notícias

A construção da embarcação foi encomendada em 1998 e entregue no ano 2000, para realizar a mesma rota de Pedro Álvares Cabral até a chegada ao Brasil, 500 anos antes. De acordo com o integrante da tripulação,  Sargento Daniel, o navio tem três principais funções: instrução, representação do Brasil para outros países e em grandes eventos náuticos, além da aproximação com o público.

Ele também reforça a importância desse contato com a sociedade. “Estamos tentando despertar sentimentos de cidadania e patriotismo nos brasileiros que visitam a embarcação”, comenta. 

Realizando e promovendo sonhos

Ângela Maria e mãe dela visitam o Cisne Branco pela primeira vez – Foto: Kevin Muniz/NOVO Notícias

Entre o timão, mastros e nós, os mais empolgados com o navio eram as crianças. Richardson Eduardo, de 10 anos, visitou a embarcação, e contou o sentimento de poder trabalhar no navio futuramente. 

“Me deu até vontade de ser marinheiro vendo esse navio, tenho que pensar mais, mas vendo tudo isso fiquei muito empolgado em trabalhar aqui quando crescer”, disse Richardson. 

Outras pessoas que também foram conhecer o Cisne Branco pela primeira vez foram Ângela Maria, de 58 anos e a mãe dela, de 79 anos. Ângela, que tem uma filha marinheira, contou que estava realizando um sonho em ter a oportunidade de ver o navio pela primeira vez. 

“É um sonho para mim, não consegui visitar ele nas outras vezes que esteve em Natal, e hoje, minha filha me avisou e eu não podia deixar de vir e trouxe a minha mãe para conhecer também. Tudo é muito lindo, as velas, as bandeiras, eu sou apaixonada por ele e pela Marinha”.

Visitantes aproveitaram para tirar fotos nos setores da embarcação – Foto: Kevin Muniz/NOVO Notícias