Política

O xeque-mate de Fátima

Durante a convenção do PT/PV/PCdoB, Ezequiel Ferreira subiu ao palanque e confirmou apoio à petista

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de julho de 2022 às 16:00

Carlos Eduardo, Fátima Bezerra, Jean Paul, Walter Alves e Garibaldi Filho

Além de unir PT, PV e PCdoB, Fátima conseguiu integrar Walter e Garibaldi, do MDB, Carlos, do PDT e Ezequiel do PSDB – Foto: Pedro Torres

Sete convenções ocorreram neste final de semana e deliberaram sobre escolhas de nomes que concorrerão nas eleições de outubro. Outras seis estão programadas para esta semana que se inicia. Dentre os destaques das já realizadas, a homologação da candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra, que conseguiu a adesão de vários possíveis adversários e trazê-los para seu palanque com jogadas dignas do xadrez. Em desvantagem, o tempo de TV que possivelmente será menor do que o seu adversário, Fábio Dantas, que terá direito ao tempo do União Brasil do seu vice, Ivan Júnior.

A chapa majoritária – lançada durante a convenção da Federação Brasil da Esperança composta pelos Partidos dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), a chapa majoritária foi oficializada com a governadora Fátima como candidata à reeleição e Walter Alves como seu vice-governador. Como já esperado, Carlos Eduardo foi confirmado como o candidato ao Senado da chapa situacionista.

Aliado da chefe do Executivo Estadual desde 2018 e tendo sido cortejado pela oposição para ‘mudar de lado’, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, finalmente mostrou que continua ao lado da governadora, subiu ao palanque do Partido dos Trabalhadores – e ainda discursou – durante convenção realizada no último sábado (23). Em seu discurso, Ezequiel declarou total apoio à reeleição da governadora e afirmou que convocará os seus eleitores para seguirem a sua decisão.

“Eu vou pedir a quem me segue, quem me escuta, quem me ouve, e dizer ‘se ela já fez nesses quatro anos, ela pode fazer muito mais com 4 anos que o povo do Rio Grande do Norte vai dar para ela ser governadora do Estado de novo. Irei caminhar por 62 municípios do RN aonde vou ser votado e em todos esses municípios vou fazer campanha declarada para que a senhora possa voltar a ser governadora”, enfatizou o presidente da AL, que liberou seus candidatos para apoiarem qualquer um dos candidatos ao Governo e ao Senado. “Ao lado de tantos amigos e correligionários, estou aqui para dizer que respeitando a democracia, a opinião divergente, a posição de cada um, eu tenho direito de ter a minha e a minha está declarada, está posicionada, porque eu sei que, quando se assume um governo, ninguém tem varinha mágica para resolver todos os problemas de uma vez só e você foi competente para fazer o que podia”, completou.

Se a tão esperada decisão de Ezequiel, foi tomada e divulgada, o mesmo ainda não se pode dizer sobre o senador Styvenson Valentim, possível candidato ao Governo do Estado. Em entrevista na última semana, o senador do Podemos garantiu que sua candidatura estava condicionada à liberação da sua mãe. Ao que parece, pelo que dizem nos bastidores e pelas suas postagens nas redes sociais, a matriarca do senador liberou. Mas a confirmação mesmo só deve acontecer oficialmente durante a convenção do seu partido, o Podemos, marcada para o próximo dia 5 de agosto, na Câmara Municipal de Natal, das 16h às 20h.

Demais convenções partidárias

No sábado (23) também ocorreu a convenção cartorial do Movimento Democrático Brasileiro do Rio Grande do Norte (MDB/RN). Com a presença também da governadora Fátima, foi homologada a candidatura do deputado federal e presidente estadual da legenda como vice-governador na chapa. Além dele, também foram homologados nove postulantes ao cargo de deputado federal, entre eles, o ex-senador Garibaldi Alves Filho, e 23 candidatos a deputados estaduais.

Na mesma data, a convenção partidária do Republicanos homologou a candidatura de oito postulantes à vaga na Câmara Federal e sete à Assembleia Legislativa. Mesmo a presidência estadual do partido tendo declarado, anteriormente, apoio a Rafael Motta para o Senado, o ex-prefeito Carlos Eduardo, marcou presença no evento e chegou até a discursar, consolidando o apoio do partido à sua candidatura. Além do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, também são candidatos à Câmara Federal, o presidente do Republicanos no RN, Victor Hugo; a ex-deputada estadual Márcia Maia; Fernandinho das Padarias; Saúde Paiva; Max Serrão; Rejane de Clênio e Irmão Gilberto. Já entre os candidatos a deputados estaduais estao o Irmão Gracenildo, Pastor Manuel, Delcindo Mascena, Sírio Pinheiro, Angélica Menezes, Marciana Fernandes, Carmelio Soares.

Já no domingo, o Partido Progressistas (PP/RN) oficializou as candidaturas a deputado federal dos nove nomes que concorrerão em outubro. Entre eles, estão o deputado federal e candidato à reeleição, Beto Rosado; o ex-vereador de Natal, Cícero Martins; o influenciador digital de Currais Novos, Jerônimo do Sertão; a dentista Karla Veruska; o candidato Kerinho de São José de Mipibu; a seridoense Mara Costa; o ex-prefeito de Currais Novos Zé Lins; e os policiais militares Major Brilhante e Sgt Cláudia. A convenção estadual realizada na sede social do América Futebol Clube contou com a presença da ex-prefeita e ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Marcadas para esta semana estão as convenções do Democracia Cristã, na quarta-feira (27); do União Brasil e do UP, na quinta-feira (28); do PSC, na sexta-feira (29); do PSB, no sábado (30); e do PL e do PSOL/REDE, no domingo (31). O Podemos marcou a sua convenção cartorial para o próximo dia 5 de agosto, enquanto que o Solidariedade e o PTB ainda não oficializaram data.

Tags