Natal é a 2ª capital do país com maior número de adultos homossexuais ou bissexuais, diz IBGE

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual; ainda de acordo com a pesquisa, no Rio Grande do Norte, 1,8% da população adulta seria homossexual ou bissexual

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de maio de 2022 às 13:45

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada hoje pelo IBGE – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta (25) indica que Natal é a segunda capital do país com a maior quantidade de pessoas, adultas, que se declararam homossexuais ou bixessuais. A capital potiguar aparece com 4,0% da população que se declara homossexual ou bissexual.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual. Em caráter experimental, a PNS investigou essa caraterística da população brasileira pela primeira vez.

Em primeiro lugar, Porto Alegre possui um percentual de 5,1% de pessoas declaradas homossexuais ou bissexuais. Com 3,9%, Macapá ocupa o terceiro lugar. No geral, o percentual das capitais é de 2,8% acima da média nacional (1,8%).

Entre os estados, o Distrito Federal possuiu a maior média no levantamento, com 2,9%.

Em relação as regiões do país, A sudeste se destaca entre as demais: Na região, 2,1% da população adulta se declara homossexual ou bissexual. No Norte e no Sul, a porcentagem é de 1,9%, 1,7% no Centro Oeste e 1,5% no Nordeste.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Rio Grande do Norte, 1,8% da população adulta seria homossexual ou bissexual. 93,8% dos potiguares se reconheceriam como heterossexuais e outros 4,4% não sabem ou não quiseram responder.

Segundo o IBGE, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, o que corresponde a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabe sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.