Cotidiano

Especialista aponta solução para déficit de vagas em creches de Natal

Mais de 800 crianças ficaram sem vagas nas creches públicas do município em 2022

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de março de 2022 às 19:23

Especialista aponta solução para déficit de vagas em creches de Natal – Foto: Divulgação/SME

A Secretaria Municipal de Educação registrou 4.924 candidatos para 4.088 vagas disponibilizadas em 2022 para as creches públicas de Natal. Com isso, Mais de 800 crianças ficaram sem vagas nas creches públicas do município este ano. Em debate com a sociedade, o especialista em administração pública, Alexandre Teixeira, apresentou sugestões que podem solucionar o problema.

A Zona Norte é que a região que apresenta o maior déficit no ensino pré-escolar. Ao todo, foram 2.226 inscritos para 1.536 vagas. Assim, 690 crianças ficaram na suplência, no aguardo por uma desistência.

O advogado, economista e especialista em administração pública, Alexandre Teixeira, presidente do Instituto Mais Cidades, sugeriu que a Prefeitura faça convênios com pequenas creches particulares, conhecidas como “escolas de bairros”, para viabilizar vagas para essas crianças que não foram sorteadas.

“O município pode fazer pequenos convênios com as escolas particulares de bairros, para alcançar essas pessoas que sobraram na fila de espera, e que possam ter a oferta da educação. Um serviço público tão essencial no desenvolvimento da criança para o futuro, não apenas no nosso estado, mas para o Brasil”, afirmou Alexandre.

A secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, afirmou que o município tem dialogado com o governo federal. Ela aponta como estratégia a abertura de novos CMEIs, além da substituição dos prédios em que alguns deles funcionam. Todavia, sem previsão de uma data para que isso aconteça.