O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visita neste sábado (5), às 8h30, a Estação Boa Esperança da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Grande Natal, no Rio Grande do Norte. A infraestrutura, localizada na cidade de Parnamirim, será inaugurada nesta terça-feira (8).
“Este é mais um passo fundamental para garantir a integração da região metropolitana e permitir que a população possa ter um deslocamento mais rápido e com qualidade”, destaca o ministro Rogério Marinho.
A Estação Boa Esperança é a primeira da Linha Branca. O trecho I dessa linha vai atender o perímetro urbano de Parnamirim, com 3,4 quilômetros de via férrea. O investimento neste trecho é de R$ 17,2 milhões. Ao todo, a construção desta etapa está 75% concluída.
Na sequência, o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) seguirá pelos trilhos até, exatamente, a Estação Cajupiranga – ponto final da Linha Branca em Parnamirim – para vistoriar as obras de construção da estrutura.
As obras da Linha Branca, que vai contar com três trechos ao todo, foram iniciadas em fevereiro de 2021 e beneficiarão 7 mil passageiros. Serão construídos 23,4 quilômetros de vias, com quatro novas estações a partir de Parnamirim, passando por São José de Mipibu e chegando até Nísia Floresta. O investimento federal é de R$ 58,3 milhões.
A construção dos trechos II e III deverá ser concluída em meados do fim deste ano. As duas etapas contam com R$ 41 milhões em investimentos federais e estão com 25% de execução.
A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 56,6 quilômetros de linhas férreas e 23 estações.
Linha Roxa
Já as intervenções para a construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal tiveram a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 14,8 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal. As obras estão 40% concluídas.
Com a construção das Linhas Branca e Roxa, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País – atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias