Geral

Coluna Daniela Freire – 17 de janeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de janeiro de 2022 às 17:42

COLUNA – DANIELA FREIRE

Foto: Divulgação

A conversa ‘olho no olho’ entre Guilherme Boulos e Jean Paul Prates, aqui em Natal, quando PSOL e PT discutiram possível aliança para as eleições deste ano.

SECRETÁRIOS NA LISTA

As listas dos pré-candidatos do PT a deputado federal e estadual já estão prontas. E nelas não faltam nomes de membros da equipe do alto escalão do Governo Fátima Bezerra.

Destaque para Pedro Lopes, controlador-Geral do Estado, que está posto como pré-candidato a deputado estadual. Petrônio Spinelli, ex-secretário Adjunto da Saúde do RN, também está na lista dos estaduais.

Já no time dos pré-candidatos a deputado federal que fazem parte da equipe do Executivo, estão Fernando Mineiro, secretário de Gestão e Projetos, Kadu Xavier, secretário de Tributação, e a assessora pessoal da governadora Fátima Bezerra, Samanda Alves.

POSICIONADO

E o ano eleitoral começou com muitos movimentos políticos no RN. Que o diga o ex-senador Garibaldi Alves. Depois de dizer publicamente que está rompido política e pessoalmente com Henrique – tirando o ‘peso’ do primo do MDB para compor com a chapa governista – ele jogou as cartas na mesa ao confirmar a pré-candidatura a deputado federal, deixando nas entrelinhas o recado de que está apostando todas as fichas em Walter Alves como vice de Fátima Bezerra.

SINAIS

A ação de Garibaldi dá sinais de que as negociações com Fátima estão avançadas. E há outro indício disso, partindo do senador Jean Paul Prates, que dia desses almoçou com a dupla Garibaldi/Walter e fez questão de divulgar: a postura do petista mudou e agora ele endurece as falas contra possíveis adversários na disputa pelo Senado. Afinal de contas, Jean pode muito bem ser candidato a senador na chapa com Walter vice e Garibaldi deputado federal…

PAUTA: ELEIÇÕES

Aliás, o senador Jean Paul Prates já está virando um grande anfitrião de políticos e potenciais aliados. Na última semana, ele fez questão de receber o pré-candidato a governador de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, para um café da manhã recheado de quadros importantes do PT, PSOL e PCdoB do RN, como a deputada federal Natália Bonavides. “Se discutiu as opções para a campanha presidencial de 2022. Mas foi muito rápido, nada formal, apenas um encontro de cortesia”, contou à coluna o vereador Robério Paulino.

ALIANÇA À VISTA

À Revista Fórum, a assessoria do senador Jean Paul Prates confirmou que o líder da Minoria no Senado e o líder do MTST abordaram “um eventual apoio do PSOL ao PT” em níveis local e nacional. “Estamos num momento de muita conversa para ampliar as trincheiras de luta”, disse à revista o parlamentar do RN. E Boulos confirmou: “Tivemos um encontro muito produtivo com companheiros da esquerda potiguar na casa do Senador Jean Paul, onde discutimos o cenário político para 2022”.

PROJETO NACIONAL

Em Natal, o governadorável paulista também conheceu o projeto do vereador Robério Paulino de plantio de 50 mil árvores na capital potiguar e 3 milhões no Sertão. E ele gostou tanto que sugeriu nacionalizar a ideia. “Ele ficou muito bem impressionado com nosso projeto e quer fazer aqui em Natal, em abril, um grande encontro nacional, com personalidades nacionais e internacionais, para elaborar projeto nacional sobre a questão climática. Vamos organizar”, disse Robério.

GIRO PELO TWITTER

…do jornalista Reinaldo Azevedo: “Moro diz coisas asquerosas à Veja. Há até o incentivo à perseguição fascistoide a juízes. Ainda volto ao tema. Não entendi o título da capa: ‘Da defesa para o ataque’. Ora, ele sempre esteve no ataque. Quanto às suas prisões arbitrárias, ilegais, custaram às empresas e ao país?”;

…do deputado Francisco do PT: “O Governo da Professora Fátima Bezerra entra no 4º ano podendo afirmar que retirou o Estado do RN da falência, ampliou a ação em todas as áreas dos serviços essenciais, trouxe a dignidade para o funcionalismo e colocou o sonho de dias melhores na vida do povo potiguar”;

…do epidemiologista Pedro Curi Hallal: “O mundo registrou 3,6 milhões de casos de Covid-19 ontem. O tsunami ômicron tá passando o rodo… … ‘exceto’ no Brasil, que não testa o suficiente e o sistema de dados enfrenta um apagão há um mês…”.

 

Tags