Cotidiano

Natal perde mais de 20 mil doses de vacina contra Covid

Rio Grande do Norte perdeu mais de 39 mil doses de vacinas da Pfizer porque os imunizantes passaram do prazo de 31 dias após descongelamento para serem utilizado

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de janeiro de 2022 às 17:55

Vacina da Pfizer contra a covid-19 – Foto: Chris Jackson/AFP

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), o Rio Grande do Norte perdeu mais de 39 mil doses de vacinas da Pfizer porque os imunizantes passaram do prazo de 31 dias após descongelamento para serem utilizado.

55% das doses perdidas estavam em Natal, capital do estado. Ao todo, 21.900 vacinas não foram aplicadas dentro do prazo, na cidade, e não podem mais ser utilizadas.

Já Mossoró, no Oeste potiguar, registrou a segunda maior quantidade de perdas, passando das cinco mil vacinas. No dia 28 de dezembro, a secretaria de Saúde do município já havia confirmado a perda superior a 4 mil vacinas.

Os dados da Sesap foram levantados no dia 30 de dezembro, com base nas informações repassadas por 151 municípios potiguares, que representam 90,4% das cidades do estadoAo todo, 39.515 doses se perderam. Desse total, apenas 205 ficaram inutilizáveis por outro motivo: um problema técnico na câmara fria em Jardim de Piranhas. Segundo o estado, as doses serão recolhidas e desprezadas.

Secretaria de Saúde de Natal diz que perda foi motivada por ausência do público.

Tags