Redução do ICMS da energia elétrica para hotéis e pousadas dá injeção de ânimo ao turismo
A governadora Fátima Bezerra encerrou o ano de 2021 anunciando mais um benefício importante para a economia potiguar. Dessa vez foi a prorrogação até dezembro de 2022 da redução do ICMS da energia elétrica consumida pelo setor.
A redução foi concedida no ano passado diante da grave crise imposta pela pandemia da Covid-19 e se encerraria sexta-feira (31). A sua renovação dá um fôlego a mais ao setor do turismo, que ainda se recupera lentamente dos prejuízos e perdas da pandemia.
A governadora afirmou que a decisão é fruto da sensibilidade para entender as dificuldades e da responsabilidade considerando a importância da atividade turística para o Rio Grande do Norte.
Fátima citou os investimentos da gestão para recuperar e devolver à população equipamentos culturais que estavam em péssimo estado de conservação e fechados ao público como o Teatro Alberto Maranhão, o Forte dos Reis Magos, a Pinacoteca, o Papódromo e a Biblioteca Câmara Cascudo.
O benefício ao setor hoteleiro reduz a 12% o ICMS da energia elétrica e representa renúncia de arrecadação de R$ 350 mil/mês.
O secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que participou da solenidade do anúncio da redução, tem sido um hábil articulador do Governo junto às entidades empresariais dialogando e sempre que possível atendendo os pleitos que contribuem para a economia potiguar.
Ibovespa deve ter ganhos em 2022, apesar da volatilidade
Ao mesmo tempo em que métricas mostram que os preços das ações brasileiras estão em níveis historicamente baixos, o cenário para 2022 se mostra desafiador: as taxas de juros devem permanecer elevadas; a inflação pode continuar acima da meta do BC; o crescimento deve ser baixo; e ainda haverá as incertezas características de um ano eleitoral.
Bancos e corretoras consultados pelo jornal Valor esperam, na média, que o Ibovespa encerre este novo ano na casa dos 124,5 mil pontos, o que representaria valorização da ordem de 18,7% para as ações locais em relação ao fechamento – 104.822 pontos – do último pregão de 2021.
As projeções de 19 instituições financeiras consultadas variam entre 112 mil pontos a 138 mil pontos, na mais otimista, o que representaria ganho anual de 31,65% para o Ibovespa.
IMD abre 1,5 mil vagas para Cursos Técnicos em TI
Amplamente procurados pelo público externo, os Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriram, nesta quinta-feira (30), seleção para a formação de novas turmas em 2022.
O certame oferece ao todo 1.580 vagas, distribuídas para os municípios de Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. As inscrições, que serão feitas por meio do site da Comperve, estarão abertas entre os dias 10 e 23 de janeiro.
Os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial – Ensino a Distância (EAD) e encontros presenciais semanais. Atualmente, o programa oferece ênfases em seis áreas diferentes: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Redes de Computadores, além Internet das Coisas, novidade deste ano.
Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, professor Marcel Oliveira, a oferta das novas turmas representa o retorno de uma das principais ações de ensino do Instituto.
“Após quatro anos, o IMD volta a ofertar mais de mil vagas para a formação técnica e com abrangência em todos os polos de ensino”, comemora o coordenador.
Vagas
Segundo o Edital nº 001/2021, o processo seletivo é destinado a pessoas matriculadas ou que tenham concluído o Ensino Médio. Do total de vagas oferecidas, 70% é reservado a candidatos que tenham cursado o Ensino Fundamental em escolas públicas.
Do total de 1.580 vagas, são reservadas 1.100 para Natal e 120 para cada um dos outros municípios.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias