Duas cidades do interior do Rio Grande do Norte viram a movimentação de agentes da Polícia Civil em cumprimento a mandados da Operação Bergon, do Ministério Público do Rio de Janeiro, que investiga a existência de grupos autodeclarados nazistas em sete estados do Brasil. O RN é um deles, e os núcleos foram identificados nas cidades de Jardim do Seridó e Macaíba.
A Polícia se dirigiu aos locais para cumprimento dos mandados, sendo dois na cidade do Seridó e um na cidade da região da Grande Natal. Contudo, os policiais não encontraram nada, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil no RN.
Leia também:
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão contra grupo neonazista no RN
Além do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, a Operação cumpriu mandados em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.
O MPRJ informou ainda que alguns dos membros desses grupos são adolescentes, e que a investigação recai sobre o cometimento de atos criminosos como publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista, e ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias