PLANO DIRETOR: NATAL PRECISA AVANÇAR
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) mandou fazer uma pesquisa e constatou o óbvio: 77% dos natalenses querem modernizar o Plano Diretor de Natal e permitir construções mais altas. As pessoas acreditam que isso vai trazer mais qualidade de vida para todos, além de valorizar algumas regiões da cidade. Apenas 18% dos entrevistados se posicionaram contra. A revisão do Plano Diretor está em tramitação na Câmara Municipal de Natal e tem previsão para ser votada até o dia 23 de dezembro.
Esta sondagem feita pelo instituto Conectar, a pedido da FIERN, tem muita importância principalmente porque estamos nas vésperas desta votação tão necessária para o desenvolvimento da cidade. Por muito tempo este tema foi travado e tratado com receios, nos intramuros. Isso porque há quase duas décadas, na última tentativa da revisão do plano diretor, a chamada Operação Impacto descortinou o que seria um possível conluio entre empreiteiras e alguns vereadores com objetivo de aprovar temas na lei que fossem do interesse dos construtores. Isso foi péssimo para o mercado, para a imagem política, para a população e para a cidade. Todos saíram perdendo.
O tempo passou. Estamos defasados e a cidade precisa URGENTEMENTE se modernizar com a revisão de pontos do Plano Diretor. É preciso reconhecer e informar que agora o processo vem sendo tratado de forma transparente, democrática, com a participação de todos os representantes da sociedade, inclusive os órgãos fiscalizadores e de meio ambiente. Esta pesquisa só reforça o sentimento maior dos natalenses, que sonham em ver sua cidade se desenvolver de forma sustentável e não ficar para traz de outras capitais do país que sabem da importância desta modernização.
Entre os principais ajustes propostos na revisão, está o aumento do gabarito da cidade e do coeficiente de construção em todas as zonas. Apesar do apoio às mudanças, há alguns recados claros da população. O principal é quanto à manutenção do controle de gabarito na Orla de Natal para a preservação da paisagem. 88% dos entrevistados querem preservar. Isso deve ser considerado. A hora é de avançar nas questões pacíficas, modernizar o plano, desenvolver a cidade, mas também não podemos perder a oportunidade de mostrar que somos favoráveis à preservação ambiental e também da paisagem da orla.
MUNDO PET
Acompanhando a tendência de crescimento do mercado pet, a rede cearense Mundo Pet inaugura primeira operação em Natal no dia 20 de dezembro, no bairro do Tirol. A loja conta com quase mil metros quadrados na parte interna e mais de 200 metros quadrados na área do parque. Recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, além de gerar oportunidades de emprego e renda com a contratação de mais de 50 funcionários. Com 11 lojas nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Pará, a Mundo Pet trará para os natalenses um mix de produtos, serviços de alto padrão e o diferencial de oferecer para o mercado local uma opção de lazer para tutores e seus pets.
ESG
A pandemia foi um imenso gatilho para que o tema ESG se tornasse item obrigatório em quase todas as rodas de conversa, e finalmente entrou nas pautas de discussão de reguladores e de empresas. Até mesmo pequenas e médias empresas precisam estar atentas a esta agenda.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias