Festas de fim de ano animam o comércio potiguar, segundo dados da CNDL e SPC

Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) acredita em melhor arrecadação e melhores resultados nas vendas, se comparado ao ano passado; roupas e brinquedos estão entre os itens mais procurados

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de dezembro de 2021 às 16:30

Expectativa positiva anima o comércio – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Quando se fala em Festas de Natal, uma das primeiras coisas a serem lembradas, além da reunião familiar e a comemoração do nascimento do menino Jesus por religiões cristãs, são os presentes. Por isso, o comércio se prepara para atender melhor o público e suas demandas, movimentando e aquecendo a economia todos os anos. Neste 2021 não vai ser diferente.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 37% dos brasileiros pretendem participar da famosa brincadeira do “amigo secreto”, comumente realizada nas confraternizações de fim de ano. Estima-se que 59,7 milhões de brasileiros devem participar desse tipo de evento este ano.

Comércio se prepara para atender demanda maior este ano – Foto: Ney Douglas/NOVO

Para dar conta dessa demanda, o setor de comércio tem investido em mercadorias, treinamentos de equipe, contratações temporárias e marketing, já que o ciclo natalino é um dos melhores períodos de vendas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) diz que o setor está muito otimista em relação às vendas deste ano e que acreditam em uma melhor arrecadação e melhores resultados nas vendas se comparado ao ano passado.

Isso porque, diferente de 2020, o comércio está funcionando em sua plenitude, além dos lojistas estarem mais experientes nas vendas online. A instituição também acredita que o avanço da vacinação tem cooperado para a retomada do setor. Já que, por causa da imunização, neste ano as confraternizações em família serão retomadas; com isso, o consumo será maior tanto para si próprio quanto para comprar presentes, organizar as festas, os jantares e as confraternizações.

Perfil dos presentes

Ainda segundo a pesquisa da CNDL e do SPC, os produtos mais procurados pelos consumidores este ano são roupas (61%), brinquedos (37%), perfumes e cosméticos (36%), calçados (36%) e acessórios (24%).

A pesquisa também mostra que os mais lembrados na hora de presentear são os filhos (62%), a mãe (45%) e o cônjuge (42%). Além disso, 69% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal. Em média, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes para algum familiar ou amigo no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. Vale destacar ainda que a metade daqueles que vão comprar presentes deseja gastar até R$ 150,00 por presente (49%).

Consumidores investirão média de R$122 por presente – Foto: Ney Douglas/NOVO

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