Geral

Beco da Lama deve ser reaberto esta semana

Reforma inclui nivelamento do piso, embutimento da fiação elétrica, iluminação, pavimentação, drenagem e renovação dos grafites

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de dezembro de 2021 às 16:51

Reduto cultural de Natal, Beco da Lama ganha novo visual – Foto: Alex Régis

Ponto de convergência da cultura, da contracultura e de todo tipo de manifestação político-cultural de Natal, o Beco da Lama, na Cidade Alta, está passando por uma requalificação estruturante e deve ser reaberto esta semana, provavelmente na próxima quinta-feira, dia 9. Os serviços incluem nivelamento do piso, embutimento da fiação elétrica, iluminação, pavimentação, drenagem e renovação dos grafites.

A restauração do Beco da Lama teve investimento do próprio município na ordem de R$ 701.175,04, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) como parte do projeto de melhoria do Centro Histórico de Natal.

A obra colocará fim aos problemas constantes de esgoto e alagamento que sempre foram alvo de reclamações dos comerciantes do local. A iluminação pública foi trocada por lâmpadas de led e a fiação subterrânea também trará novo aspecto ao Beco.

Está quase tudo pronto e esta semana serão realizados os últimos detalhes para aviar a entrega do reduto histórico e boêmio de Natal, verdadeiro marco da cultura da cidade.

Semana passada, o prefeito Álvaro Dias visitou o canteiro de obras, acompanhado de gestores de pastas envolvidas no processo de restauro. “Sou o maior entusiasta da reforma do Beco da Lama e estou muito satisfeito com o resultado dessa obra realizada pela Prefeitura. O Beco da Lama como polo cultural ganha uma obra feita para ampliar o convívio das pessoas. Está mais moderno, bonito e acessível. Queremos que o Centro Histórico alavanque seu potencial turístico, atraindo novos negócios e gerando mais emprego e renda”, disse.

Para a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, a requalificação valorizará ainda mais o Beco da Lama e reforçará seu papel na cultura e no cotidiano de Natal. “A obra vai valorizar ainda mais o lugar que respira cultura, arte urbana e ao longo do tempo abrigando bares, restaurantes e pequenos empreendimentos comerciais, com a repaginação na região”.

Em 2019, o Beco passou por uma marcante intervenção da Prefeitura de Natal, com destaque para a pintura de grandes painéis de grafite, de autoria de artistas potiguares e tendo como convidado o grafiteiro paulistano Dicesarlove, bastante conhecido no meio.

Tags