Política

Coluna Thaisa Galvão – 16 de novembro

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de novembro de 2021 às 16:34

COLUNA – THAISA GALVÃO

TUCANO EM BRASÍLIA

O PSDB/RN vem trabalhando para montar uma nominata na tentativa de eleger um deputado federal no próximo ano. Vários nomes sem mandato já constam da lista.

Porém, com mandato, dois nomes chamam atenção: do prefeito de Parelhas, médico Tiago Almeida e do vereador de Natal, Aldo Clemente. Ambos só se definirão se tiverem apoio irrestrito de suas bases.

SAIA RODADA

Na nominata de estaduais do PSDB, outro nome com mandato vem sendo levantado: do prefeito de Caraúbas, Juninho Alves. Há quem aposte na candidatura dele por ter um vice da mais alta confiança, podendo entregar a cadeira de prefeito sem medo de perder o poder. O prefeito tem ainda um plano B: o irmão Eugênio, dono da banda Saia Rodada.

Mas há quem garanta que vencedor mesmo será o Plano C, com o prefeito apoiando a reeleição do deputado Raimundo Fernandes (PSDB).

SEGURA

O deputado Benes Leocádio, lançado pelo ministro Rogério Marinho como pré-candidato a governador, mas deixado de lado pelo próprio Rogério, não declara de público que desistiu da candidatura majoritária, e quem publica ele nega.

Porém, a coluna recebeu um áudio de um prefeito dizendo que Benes lhe telefonou reafirmando sua candidatura à reeleição de deputado federal.

Sem apoio de Rogério, Benes tem que correr para segurar suas bases.

DEZ

Fazendo as contas…o próximo partido do presidente Jair Bolsonaro marcará sua décima filiação.

O ex-deputado começou no PDC e foi passando pelo PP, PPR, PPB, PTB, PFL, voltou para o PP, seguindo pelo PSC e PSL.

DE CINEMA

Uma cena pouco provável, mas possível de se ver no plenário da Assembleia Legislativa do RN, caso o presidente Jair Bolsonaro se filie ao PL: Os deputados George Soares e Coronel Azevedo falando a mesma linguagem.

Se o PL for o caminho de Bolsonaro, será também o de Azevedo.

E George que lute.

SAUDADE

Jornalista potiguar com atuação em São Paulo, Ítalo Amorim vai lançar o livro “Saudade” agora no dia 20, no espaço paulista Casa de Babete.

O livro de poemas é uma homenagem a Rodrigo, namorado de Ítalo que, passeando em Natal com o jornalista, foi assassinado numa tentativa de assalto na praia de Cotovelo. O livro marca a estreia do ex-repórter das TVs Ponta Negra e Assembleia na literatura.

CURTAS e compartilhe

Será domingo (21), a prévia para escolha do presidenciável do PSDB. Um grupo de deputados, prefeitos, vices e vereadores da legenda no RN irá votar em Brasília.

“Quem é aplaudido de pé por vários minutos em pleno Parlamento Europeu não é qualquer ex-presidente. É Lula, tão vilipendiado, e hoje redimido, para orgulho do Brasil e dos brasileiros e brasileiras” (Senador Jean Paul).

LÁ e LÔ com Rafael Motta

Sua reeleição em 2018 foi desacreditada, mas você teve mais votos que candidatos com grandes estruturas. Você acha que o meio político passou a enxergar a sua capacidade eleitoral?

-O mais difícil em 2018 não foi vencer a eleição, mas sim superar os obstáculos impostos pelo “não ganha mais”, amplamente difundido. Porém, todo esse barulho não conseguiu calar os nossos posicionamentos, todos alinhados com os interesses dos potiguares. Acho que 2018 deixou claro o afinamento que existe entre o nosso mandato e a população.

Você chegou a pontuar em pesquisa para o Senado. É um plano ao lado de Fátima e contra Bolsonaro?

-Tenho circulado muito e acredito reunir condições para seguir como deputado federal. Agora, se o meu nome for entendido como mais forte para manter a vaga no Senado com a centro-esquerda, não vejo porque hesitar. Estou ao lado de Fátima e contra os absurdos praticados por Bolsonaro. É onde estou e me sinto confortável nesse lugar.