Entretenimento

II Mostra Paulo Dumaresq de Curtas-Metragens promove lançamento do drama “Destinos”

Evento acontece nesta terça, às 20h, no Bardallo’s Comida & Arte, na Cidade Alta, com filmes do realizador potiguar Paulo Dumaresq

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de novembro de 2021 às 16:04

“Destinos” conta a história de amor de um casal de idosos – Foto: Divulgação

Assim como vários setores, o audiovisual potiguar também está com as baterias carregadas e com lançamentos no ponto de ganharem as telas. Na verdade, a produção cinematográfica do Rio Grande do Norte não parou durante a pandemia. E uma parte dessa produção pode ser apreciada nesta terça-feira (16), com a realização da II Mostra Paulo Dumaresq de Curtas-Metragens, às 20h, no Bardallo’s Comida & Arte, na Cidade Alta. A noite também marca o lançamento do drama “Destinos”, dirigido por Dumaresq, filmado este ano.

O filme conta a história de Joaquim (Ruyter de Carvalho) e Anália (Isis de Castro), que se reencontram na madureza, após um relacionamento na juventude. O casal passa a morar junto no Centro Histórico, e com o tempo Joaquim apresenta sinais de Alzheimer.

Viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Potiguar 2020, da Fundação José Augusto, via Lei Aldir Blanc, “Destinos” é o primeiro curta de ficção do realizador Paulo Dumaresq.

Os documentários “Lalá” (cor/p&b, 15’23”, 2020) e “Carneirinho de Ouro – Ode à Boêmia Natalense” (cor, 17’55”, 2021) também compõem o cardápio da Mostra. De acordo com Paulo Dumaresq, o ponto de interseção entre os dois curtas-metragens é a memória afetiva, tanto das personagens como do histórico Clube e Bar Carneirinho de Ouro, por meio de depoimentos.

O documento também foi contemplado pelo Edital Fomento à Cultura Potiguar 2020. Por sua vez, “Lalá” foi realizado com recursos próprios e numa parceria da Du’mar Cinematográfica (produtora de Paulo Dumaresq) com a Odara Produtora. O filme narra a história da empregada doméstica Alaíde Ribeiro Gomes, que serviu à família do realizador durante algumas décadas. Lalá faleceu em 30 de março deste ano vítima da Covid-19.

“Creio que a Mostra movimenta a cena audiovisual de Natal, com a projeção de três curtas, o Centro Histórico e promove o reencontro das equipes que trabalharam nos filmes”, observa Paulo Dumaresq.

Profissionais de renome integram equipes

As equipes que trabalham com Paulo Dumaresq são formadas por profissionais que já atuam no mercado audiovisual natalense e em outras cidades. Integram “Lalá”, Diogo Ferreira (Direção de Fotografia e Câmera), Fábio de Oliveira (Edição), Alessandra Brandão (Produção de set e still), Nilson Eloy (Som direto e Mixagem), Antoanete Madureira (Trilha musical) e Micael Martins (Trilha original).

Já o “Carneirinho de Ouro” conta com Alex Régis (Direção de Fotografia e câmera), Tiago Rocha (Câmera adicional), Anderson Régis (Assistente de Fotografia), Marcelo Barroso (Still), Camilla Natasha (Direção de Produção), Ana Paula Pimenta (Produção de set), Priscila Régis (Maquiagem), Suerda Morais (Edição e Produção-executiva), Cristina Carla e Paulo Dumaresq (Locução), Nilson Eloy (Som direto e Trilha sonora) e os entrevistados Eduardo Alexandre, Gutenberg Costa e Geazy Bethany.

O elenco de “Destinos” – lançamento da noite de hoje – teve o protagonismo de Isis de Castro (Anália) e Ruyter de Carvalho (Joaquim), além das atrizes Camilla Natasha (que também assina a Direção de Produção), Rejane Cunha, Ana Francisca Oliveira e Clara Menezes. Por seu turno, a equipe é composta por Diogo Ferreira (Direção de Fotografia, Câmera e Edição), Alex Régis (Imagens aéreas), Juca Santos (Iluminação), Fábio de Oliveira (Still), Franklim Mateus (Assistência de Direção), Cissa Cortez e Michele Dalpasqual (Direção de Arte), Ana Macêdo (Maquiagem e cabelos), Thalita Vaz (Produção de Set e Preparação de Elenco), Suerda Morais (Produção Executiva), Nilson Eloy (Som direto e Trilha sonora) e Ramiro Júnior (Trilha Sonora). A Mostra tem o apoio da Odara Produtora, Projeto Kurta na Kombi e do Bardallo’s Comida & Arte.

Tags