Assim como vários setores, o audiovisual potiguar também está com as baterias carregadas e com lançamentos no ponto de ganharem as telas. Na verdade, a produção cinematográfica do Rio Grande do Norte não parou durante a pandemia. E uma parte dessa produção pode ser apreciada nesta terça-feira (16), com a realização da II Mostra Paulo Dumaresq de Curtas-Metragens, às 20h, no Bardallo’s Comida & Arte, na Cidade Alta. A noite também marca o lançamento do drama “Destinos”, dirigido por Dumaresq, filmado este ano.
O filme conta a história de Joaquim (Ruyter de Carvalho) e Anália (Isis de Castro), que se reencontram na madureza, após um relacionamento na juventude. O casal passa a morar junto no Centro Histórico, e com o tempo Joaquim apresenta sinais de Alzheimer.
Viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Potiguar 2020, da Fundação José Augusto, via Lei Aldir Blanc, “Destinos” é o primeiro curta de ficção do realizador Paulo Dumaresq.
Os documentários “Lalá” (cor/p&b, 15’23”, 2020) e “Carneirinho de Ouro – Ode à Boêmia Natalense” (cor, 17’55”, 2021) também compõem o cardápio da Mostra. De acordo com Paulo Dumaresq, o ponto de interseção entre os dois curtas-metragens é a memória afetiva, tanto das personagens como do histórico Clube e Bar Carneirinho de Ouro, por meio de depoimentos.
O documento também foi contemplado pelo Edital Fomento à Cultura Potiguar 2020. Por sua vez, “Lalá” foi realizado com recursos próprios e numa parceria da Du’mar Cinematográfica (produtora de Paulo Dumaresq) com a Odara Produtora. O filme narra a história da empregada doméstica Alaíde Ribeiro Gomes, que serviu à família do realizador durante algumas décadas. Lalá faleceu em 30 de março deste ano vítima da Covid-19.
“Creio que a Mostra movimenta a cena audiovisual de Natal, com a projeção de três curtas, o Centro Histórico e promove o reencontro das equipes que trabalharam nos filmes”, observa Paulo Dumaresq.
As equipes que trabalham com Paulo Dumaresq são formadas por profissionais que já atuam no mercado audiovisual natalense e em outras cidades. Integram “Lalá”, Diogo Ferreira (Direção de Fotografia e Câmera), Fábio de Oliveira (Edição), Alessandra Brandão (Produção de set e still), Nilson Eloy (Som direto e Mixagem), Antoanete Madureira (Trilha musical) e Micael Martins (Trilha original).
Já o “Carneirinho de Ouro” conta com Alex Régis (Direção de Fotografia e câmera), Tiago Rocha (Câmera adicional), Anderson Régis (Assistente de Fotografia), Marcelo Barroso (Still), Camilla Natasha (Direção de Produção), Ana Paula Pimenta (Produção de set), Priscila Régis (Maquiagem), Suerda Morais (Edição e Produção-executiva), Cristina Carla e Paulo Dumaresq (Locução), Nilson Eloy (Som direto e Trilha sonora) e os entrevistados Eduardo Alexandre, Gutenberg Costa e Geazy Bethany.
O elenco de “Destinos” – lançamento da noite de hoje – teve o protagonismo de Isis de Castro (Anália) e Ruyter de Carvalho (Joaquim), além das atrizes Camilla Natasha (que também assina a Direção de Produção), Rejane Cunha, Ana Francisca Oliveira e Clara Menezes. Por seu turno, a equipe é composta por Diogo Ferreira (Direção de Fotografia, Câmera e Edição), Alex Régis (Imagens aéreas), Juca Santos (Iluminação), Fábio de Oliveira (Still), Franklim Mateus (Assistência de Direção), Cissa Cortez e Michele Dalpasqual (Direção de Arte), Ana Macêdo (Maquiagem e cabelos), Thalita Vaz (Produção de Set e Preparação de Elenco), Suerda Morais (Produção Executiva), Nilson Eloy (Som direto e Trilha sonora) e Ramiro Júnior (Trilha Sonora). A Mostra tem o apoio da Odara Produtora, Projeto Kurta na Kombi e do Bardallo’s Comida & Arte.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias