Redemoinho de poeira surpreende trabalhadores no interior do RN; veja vídeo
Um redemoinho de poeira chamou a atenção de trabalhadores de um canteiro de obras no município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte, por volta das 11h desta sexta-feira (3). O fenômeno meteorológico, característico de períodos de calor intenso e tempo seco, foi registrado em vídeo pelos operários presentes no local da ocorrência.
Conhecido em inglês pelo termo técnico dust devil (e registrado sob a sigla “PO” nos boletins meteorológicos de aeroportos), o fenômeno consiste na formação de uma coluna giratória de poeira que se eleva a partir do solo. O turbilhão se forma devido ao aquecimento extremo do ar próximo à superfície, que se torna mais leve e sobe rapidamente, gerando uma corrente ascendente que ganha movimento de rotação ao interagir com as correntes atmosféricas.
Especialistas em meteorologia ressaltam que, embora a semelhança visual leve a frequentes confusões por parte da população, os redemoinhos de poeira possuem origem e potencial destrutivo completamente distintos dos tornados. Os tornados originam-se de grandes nuvens de tempestade em altitude, podendo provocar ventos superiores a 300 km/h com elevado poder de destruição de estruturas em poucos minutos.
Por outro lado, os redemoinhos de poeira costumam ocorrer de forma natural em dias de céu claro, com pouca nebulosidade e ventos fracos na atmosfera. A velocidade das rajadas de vento no interior de um redemoinho de poeira dificilmente atinge a marca de 100 km/h, apresentando baixo potencial de risco, embora sua alta concentração de poeira possa restringir temporariamente a visibilidade e o deslocamento das pessoas na localidade.
Tecnicamente, os redemoinhos de poeira podem ocorrer em qualquer época do ano e em todas as regiões do Brasil, mas são consideravelmente mais comuns no final do inverno e durante a primavera. A secura do ar e as altas temperaturas do solo no interior do país são fatores que favorecem o desenvolvimento das colunas giratórias de vento.
Os redemoinhos de poeira também podem ser potencializados pelo calor gerado por queimadas locais, cujas labaredas aceleram a velocidade de ascensão do ar aquecido e misturam-se à coluna de fumaça e poeira.
>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias