Geral

Coluna Daniela Freire – 27 de setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de setembro de 2021 às 16:04

COLUNA – DANIELA FREIRE

PAPO COM RAFAEL MOTTA

Com as eleições de 2022 se aproximando cada vez mais, o deputado federal Rafael Motta, presidente do PSB no RN, defende que há espaço para ser o nome que disputará o Senado na chapa da governadora Fátima Bezerra. Ele garante que “está pronto” para isso, inclusive. “Acredito que o mais importante é não permitir que espaços estratégicos, como o do Senado, sejam ocupados por pessoas que batem palma para as atitudes do Governo Federal. Se for para fazer frente a esses nomes, estou pronto”, afirmou o parlamentar em papo exclusivo com a coluna.

No âmbito do PSB, as articulações já estão a todo o vapor para o pleito do ano que vem, segundo Motta. “O PSB está pronto para exercer o seu protagonismo, tanto no âmbito nacional quanto aqui no RN”, disse o deputado, que adiantou à coluna que existe hoje “um forte diálogo entre as legendas de centro-esquerda e de esquerda e pensamentos similares”. “Certamente seguiremos juntos na caminhada de 2022, com o PSB exercendo bem o papel que lhe cabe”, destacou o deputado.

DE OLHO

O ex-senador José Agripino Maia, que está no centro da fusão entre DEM e o PSL para criar um partido de “centro-democrático” e tentar achar a tão desejada terceira via para 2022, tem comentado nos bastidores sobre a possível aliança entre Fátima Bezerra e o MDB de Garibaldi e Walter Alves para as eleições de 2022. E o presidente do DEM no RN tem dito que não aposta as fichas dele nessa composição (MDB + PT) aqui no Estado.

PERSEGUIDO?

Ao defender Rogério Marinho das denúncias de que ele direcionou recursos federais para a construção de um mirante em Monte das Gameleiras (RN) vizinho a um empreendimento que pertence ao ministro do Desenvolvimento Regional, o deputado federal Beto Rosado falou sobre “uma possível perseguição política” contra o conterrâneo.

POR QUEM?

Uma fonte da coluna indicou que o fogo amigo que atinge Rogério Marinho tem sotaque potiguar e estaria motivado pela disputa de 2022. Como a última edição desta coluna trouxe com exclusividade, o ministro do Desenvolvimento Regional recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro para concorrer ao Senado e, em tese, venceu o também ministro Fábio Faria, das Comunicações, na briga interna entre eles pela vaga.

CONFIRMADO

Aliás, depois de antecipada por aqui, a pré-candidatura de Rogério Marinho ao Senado foi confirmada por ele próprio à imprensa. É bom lembrar que o ministro já havia garantido que só seria candidato a senador se Bolsonaro dissesse que podia. Numa entrevista, neste domingo, Marinho afirmou que o presidente o encorajou a sair candidato.

OBSERVADOR

Apenas fico como observador”. Foi como o vereador Ranieri Barbosa respondeu à coluna ao ser questionado sobre o clima que pesou entre o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, e o prefeito Álvaro Dias, após saída da vereadora Nina Souza da liderança na Casa.

CONSTRUINDO

O Cidadania do Rio Grande do Norte celebrou, na última sexta-feira (24), a filiação do advogado e ex-vereador de Natal Júlio Protásio. A cerimônia de adesão aconteceu na sede do partido, em Candelária, e a recepção de boas-vindas ficou sob a responsabilidade do presidente da legenda no RN, ex-deputado Wober Júnior.

GIRO PELO TWITER

> … da revista Veja: “Tabata Amaral: É hipocrisia feministas se calarem após agressão de José de Abreu”;
> … do secretário de Planejamento do RN, Aldemir Freire: “Dados fresquinhos divulgados essa semana pelo IBGE. Em 2020 o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias no RN foi de aproximadamente R$ 2 bilhões. O maior valor da década e provavelmente também o da história (não fiz esse último cálculo mas tenho forte suspeita)”;
> … da Folha de S.Paulo: “Apoio a Bolsonaro nas redes fica abaixo de 30% mesmo em semana de discurso na ONU, diz agência”.

Tags