Obra da Linha Roxa - Jr. Santos/CBTU

Cotidiano

Transporte Linha da CBTU em São Gonçalo do Amarante segue sem data para operar

Obra visa conectar a linha férrea ao Aeroporto Aluízio Alves e está parada desde novembro de 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de março de 2025 às 16:30

A finalização da Linha Roxa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em São Gonçalo do Amarante, segue sem data para entrar em operação. A obra, que visa conectar a linha férrea que cobre a Região Metropolitana ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, está parada desde novembro de 2023.
Com a expectativa de facilitar o acesso ao terminal aéreo, a obra é alvo de críticas da população, que cobra o início do serviço de transporte.

A primeira fase da Linha Roxa, com três estações e 4,1 quilômetros de trilhos, foi concluída em agosto de 2023, após um investimento de R$ 24 milhões. No entanto, em novembro do mesmo ano, chuvas intensas causaram o rompimento de uma tubulação da adutora próxima à linha férrea, exigindo reparos.

Ainda de acordo com a responsável pela obra, em nota enviada ao NOVO, os projetos da Linha Roxa foram devidamente aprovados pelas entidades e instituições diretamente envolvidas. Existem cruzamentos da adutora sob a linha férrea, “os quais foram executados com a devida segurança e parâmetros técnicos previstos em normativos”.

Segundo a CBTU, a recomposição do talude afetado e um laudo técnico sobre o projeto de drenagem estão em fase final de conclusão.
A companhia informou, ainda, que solicitou apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) para avaliação dos impactos na região.

“O responsável pela área de aprovação da construção da linha férrea em questão é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cuja aprovação foi devidamente obtida para a execução da obra”, pontuou a CBTU.

A expectativa da CBTU é que os projetos de recomposição do talude e o laudo do especialista perito serão finalizados e entregues em março de 2025. Somente após isso, as obras poderão ser concluídas. No entanto, a companhia não deu prazos para o término dos serviços nem estimou uma data para o início da operação.

Em 2014, o Rio Grande do Norte iniciou o processo de modernização do seu sistema ferroviário. As antigas locomotivas da década de 1950 foram substituídas por locomotivas a diesel, e o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Entre 2020 e 2023, o sistema foi expandido com a incorporação dos municípios de Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta, por meio da Linha Branca. No mesmo período, foi iniciada a Linha Roxa, que atenderá os municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, beneficiando cerca de dois mil passageiros.

Segundo o relatório de gestão da CBTU de 2023, o transporte de passageiros atingiu 3,661 milhões em 2019, mas sofreu uma queda para 1,520 milhões em 2023. A média de passageiros por dia útil também apresentou uma diminuição, passando de 13,1 mil em 2019 para 4,8 mil em 2020. Em 2023, foram 5,7 mil.

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