Trump enquanto discursava em uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio dos EUA em Washington, na terça-feira (4)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (4) a imposição de tarifas recíprocas a partir de 2 de abril contra países que, segundo ele, cobram taxas injustas sobre produtos norte-americanos. A medida afetará União Europeia, China, Brasil, México e Canadá.
Trump afirmou que não permitirá que os Estados Unidos sejam “roubados” por outras nações e ressaltou que as novas políticas beneficiarão os produtores agrícolas americanos. Na segunda-feira (4), ele já havia decretado taxas de importação de 25% para México e Canadá, com aplicação imediata.
“Se nos impuserem tarifas, faremos o mesmo. Se usarem barreiras não monetárias, aplicaremos restrições equivalentes”, declarou.
O republicano também destacou que os EUA receberam US$ 1,7 trilhão em investimentos recentemente, citando a fabricante taiwanesa TSMC, que pretende aplicar US$ 100 bilhões no país para evitar as novas tarifas.
Em um pronunciamento de 1 hora e 40 minutos, Trump fez um balanço das primeiras semanas de seu novo mandato. Além das medidas comerciais, ele listou ações como o aumento das deportações, a saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a revogação de regulações ambientais da gestão anterior.
O presidente também anunciou iniciativas para fortalecer a indústria naval e sinalizou uma tentativa de trégua com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, após recentes atritos entre os dois países.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias