Desembargador Expedito Ferreira recebeu placa comemorativa do presidente do TJRN, desembargador Ibanez Ferreira

Geral

Aposentadoria Desembargador Expedito Ferreira é homenageado em sessão de despedida no TJRN

Magistrado deixa a magistratura após 44 anos de atuação, sendo 20 como desembargador; homenagem destacou simplicidade e inovação

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de fevereiro de 2025 às 11:56

A simplicidade, a dedicação e a coragem foram os atributos que marcaram a homenagem ao desembargador Expedito Ferreira, realizada na última sessão em que ele participou como integrante do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), nesta quarta-feira (19). O magistrado se aposenta na próxima segunda-feira (24), após 44 anos de carreira, dos quais 20 foram como desembargador.

Trajetória e legado
Nascido em Alexandria (RN), em 1950, Expedito Ferreira ingressou na magistratura em 1980, atuando em comarcas como Upanema, Martins, Pau dos Ferros e Mossoró. Em 2004, assumiu como desembargador e, posteriormente, presidiu o TJRN no biênio 2017/2018. Sua gestão foi marcada por inovações e melhorias na estrutura do Judiciário potiguar.

Homenagens emocionantes
Durante a sessão, foi exibido um vídeo documentário produzido pela Secretaria de Comunicação do TJRN, que destacou a trajetória profissional e pessoal do desembargador. Familiares, colegas magistrados, servidores e amigos enalteceram sua simplicidade e dedicação à Justiça. A mãe de Expedito, Dona Alzenita, emocionou ao relembrar as dificuldades superadas e as conquistas do filho.

Reconhecimento dos colegas
O decano do TJRN, desembargador Amaury Moura, destacou que Expedito Ferreira “personificou os valores mais nobres da Magistratura”. Já o presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), juiz Arthur Cortez Bonifácio, ressaltou a coragem e a capacidade de inovação do homenageado.

Despedida emocionada
Em seu discurso de despedida, Expedito Ferreira agradeceu a todos que fizeram parte de sua trajetória. “Foram momentos de alegria e desafios. Pessoas que me ajudaram a ser um magistrado mais humano, sempre buscando soluções que beneficiassem a todos”, afirmou.

Legado de inovação
Além de presidir o TJRN, Expedito Ferreira foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e diretor da Escola da Magistratura. Durante sua gestão, inaugurou ou iniciou a construção de diversos fóruns no interior do estado, melhorando a infraestrutura e as condições de trabalho em cidades como Pau dos Ferros, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.