As cirurgias e exames laboratoriais foram suspensos no Hospital Veterinário de Natal, localizado no bairro da Ribeira, Zona Leste da capital potiguar. A medida pegou de surpresa os tutores de animais que buscaram atendimento na unidade nesta terça-feira (04).
Segundo usuários, apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X continuam sendo realizados. Além disso, há relatos de falta de medicamentos e insumos como soro fisiológico.
Além da suspensão dos procedimentos, tutores também relataram uma diminuição no número de fichas de atendimento diário.
Em dezembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação civil pública pedindo que a Prefeitura de Natal deixasse de utilizar recursos da saúde pública para custear o hospital veterinário.
O órgão alega que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ser destinados à unidade, uma vez que a assistência veterinária não é considerada um serviço de saúde pública pelo Conselho Nacional de Saúde.
Na ação, o MP também solicita que o município rescinda o Termo de Cooperação firmado com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, responsável pela unidade, e transfira a administração do hospital para a Secretaria de Meio Ambiente.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias