Secretaria Municipal de Educação anunciou um plano para garantir vagas para todas as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital potiguar; matrículas para novatos começam no dia 27
Publicado 20 de janeiro de 2025 às 15:21
A Secretaria Municipal de Educação espera abrir 1,6 mil novas vagas para atender os alunos em creches e educação infantil de Natal no início do ano letivo de 2025. Em 2024, 6.554 crianças foram contempladas em creches. Este ano, a SME anunciou plano para garantir vagas para todas as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital potiguar.
A iniciativa também eliminará o polêmico sorteio como critério de seleção, atendendo à determinação do prefeito. O período de matrícula para os estudantes novatos começa no dia 27 de janeiro.
Segundo o secretário Aldo Fernandes, o planejamento prevê a entrega de cinco novos CMEIs ou ampliações de unidades já existentes. Entre as unidades mencionadas estão o Cléa Bezerra, que ganhou um prédio novo, e o Francisco Anastácia, que passou de oito para 19 salas de aula.
Além disso, a secretaria está otimizando o uso das estruturas já existentes, adaptando salas e ambientes para atender mais alunos. Essa medida acrescentará 350 novas vagas ao sistema.
A secretaria de Educação também vai expandir o Projeto Pré-Escola Para Todos (PPET). O edital prevê a oferta de pelo menos 400 vagas em parcerias com escolas privadas. O edital para o credenciamento das escolas privadas interessadas em participar do PPET será publicado esta semana. A previsão de pagamento, de acordo com a necessidade apresentada, será de R$ 300 para a etapa de creche e R$ 200 para a etapa de escola.
Atualmente, a rede municipal de Natal conta com 74 CMEIs, com mais dois novos em processo de inauguração. Ainda assim, segundo Aldo Fernandes, a parceria com escolas privadas é essencial para complementar o atendimento, principalmente em regiões com maior concentração de demanda.
Como parte do planejamento estratégico, a secretaria também anunciou um concurso público para o preenchimento de 710 vagas na rede municipal. Entre as novidades estão oportunidades para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para intérpretes de Libras, reforçando o compromisso com a inclusão.
O plano também inclui investimentos continuados na reestruturação de unidades escolares, com ampliações e reformas para melhorar a infraestrutura e garantir um ambiente mais adequado para o aprendizado.
A extinção do sorteio para matrículas nos CMEIs é uma medida que promete trazer mais transparência e justiça ao processo de admissão. “Com o planejamento que estamos implementando, conseguiremos atender todas as crianças, eliminando a necessidade do sorteio e garantindo o direito à educação infantil de qualidade”, destacou o secretário.
O planejamento da Secretaria de Educação de Natal reflete um compromisso com a inclusão e o desenvolvimento educacional da cidade. Com a ampliação da oferta de vagas e melhorias estruturais, a rede municipal avança rumo a um futuro em que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade, sem barreiras ou discriminações.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias