Funcionamento do Comércio em Natal no feriado

Foto: Rogério Vital/NOVO Notícias

Economia

Confiança Com alta na intenção de consumo das famílias, confiança do comércio natalense cresce 4,9%

Queda dos níveis de desemprego também teve impacto positivo na confiança dos empresários da capital, avalia Fecomércio RN

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de janeiro de 2025 às 10:20

Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) natalense registrou alta de 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), o otimismo dos negócios locais está diretamente relacionado à Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que cresceu aproximadamente 7,2% em relação a dezembro de 2023.

Os dados, apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicam que os varejistas natalenses enxergam que o comércio avançou em 2024. De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a confiança dos comerciantes também foi impulsionada pela queda dos níveis de desemprego e pelo crescimento do setor nos últimos meses.

“A economia do Rio Grande do Norte teve um 2024 marcado pelo crescimento do comércio varejista e pela queda do desemprego. Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, mostram que em novembro o setor já apresentava alta interanual pelo 12º mês consecutivo; então os empresários locais tiveram bons motivos para terminar o ano mais animados e otimistas do que em 2023”, explicou Marcelo.

De acordo com o levantamento da CNC, apenas as empresas que comercializam bens duráveis apresentaram queda de confiança (-1,5%) na comparação com dezembro de 2023. Por outro lado, a confiança dos negócios que empregam até 50 funcionários cresceu 5%.

Tags