Na próxima quinta-feira (16), o Mahalila Café e Livros recebe, dentro de sua programação de 11 anos de existência, dois autores da Escribas Editora para lançarem novas publicações em Natal. A escritora e produtora cultural Adélia Danielli lançará uma nova edição do seu livro de poemas “Bruta”.
E o professor da UFRN André Carrico lançará sua obra “Teatro de Bonecos Popular Potiguar”, fruto de uma pesquisa minuciosa sobre este patrimônio cultural local. O evento ocorrerá das 19h às 23h e o acesso é gratuito. Será uma bonita festa cercada de leitores e amigos.
O livro “Bruta” foi lançado originalmente em 2016 pela Editora Tribo que encerrou suas atividades há alguns anos. A obra traz poemas da autora que encantaram inúmeros leitores e muitas pessoas clamavam por uma nova edição que pudesse alcançar e conquistar um público renovado para a literatura potiguar.
Esgotado há tempos, ganhou uma nova edição pela Escribas e foi oficialmente lançado no FLIC 2024 (Festival Literário de Currais Novos) na cidade natal da autora. Agora, o livro chega também a Natal, onde a poeta tem um público diverso e numeroso, ávido por esta nova e belíssima edição.
Sobre o livro, a escritora Déa Paulino escreveu na orelha: “Bruta e flor, os quereres dos poemas aqui reunidos passam do batom vermelho às feridas e fraturas expostas que podem, inesperadamente, desabrochar com a fúria de uma margarida amarela saltando do centro da fresta do asfalto em brasa. Há, em Bruta, uma passagem pelo nosso tempo, que é breve, embora eterno e quase sempre cruel. Tal qual as rosas que carrega no ombro, com espinhos cravados entre o sonho e a pele, Adélia inscreve-se inteira em cada uma das páginas nas quais encontramos, além dela, espelhos do deslumbre doloroso que as palavras nos fazem passar.”
Adélia Danielli é natural de Currais Novos, produtora cultural e poeta. Publicou “Bruta” originalmente em 2016 pela icônica Editora Tribo.
Na obra “Teatro de bonecos popular potiguar”, o autor André Carrico apresenta um panorama geral sobre esta rica manifestação cultural nordestina, desvelando temas que são caros a esse universo, o qual, de forma sutil, ele vai atualizando, com seu olhar atento, forjado, muito provavelmente, a partir de sua participação nos diversos encontros anuais de bonecos e bonequeiros.
O autor traça o perfil de dez mestres brincantes, mesclando tradição e contemporaneidade, apresentando-os em suas particularidades artísticas, quer referenciando o uso de materiais na construção dos bonecos, suas indumentárias, empanadas, ou mesmo seu modo de inserção nas redes sociais e até as formas de remuneração, numa alusão aos modos de sobrevivência dos mestres.
André Carrico é ator, diretor teatral, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, onde atua no curso de Licenciatura em Teatro, nos programas de pós-graduação PPGARC e PROFARTES. Doutor em Teatro pela Unicamp, com pós-doutorado em Artes da Cena pela mesma instituição. Como pesquisador, investiga a área de teatro brasileiro, em especial, as poéticas cômicas e as dramaturgias de matrizes populares. Autor de “Os Trapalhões, uma leitura da comédia popular brasileira” (EDUFRN, 2022).
LANÇAMENTO DOS LIVROS “BRUTA” DE ADÉLIA DANIELLI E “TEATRO DE BONECOS POPULAR POTIGUAR” DE ANDRÉ CARRICO:
Data: 16 de janeiro de 2025, quinta-feira
Horário: 19h às 23h
Local: MAHALILA CAFÉ E LIVROS. Rua Doutora Nívea Madruga, 19. Potilândia. Natal – RN.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias