Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: os estaduais voltaram! E aí, qual a boa?

por: Diego Breno, do NOVO Notícias [jornalistaesportivodb@gmail.com]

Publicado 13 de janeiro de 2025 às 15:45

Eles estão de volta!
Olá, pessoal! Antes de mais nada, que vocês tenham um 2025 TOTALMENTE EXCELENTE. Bom, para a alegria geral, a temporada do futebol começou. E com ela, os Campeonatos Estaduais. Alguns gostam, outros nem tanto. Certo mesmo é que, apesar de combalido, o Campeonato Potiguar tem seu charme. Inclusive, já nos trouxe bons enredos em sua primeira rodada, com equipes – com exceção de ABC e América – que sofrem para se manterem ativas. É, amigos, por mais que o produto seja o alimento principal das Federações, o Estadual sempre nos reserva algo. Qual será deste ano?

A síndrome dos gols no finalzinho
Ano novo, realidade de sempre. O ABC chegou para seu segundo compromisso no ano e trouxe com ele a síndrome que tanto afetou o torcedor nos últimos dois anos. O empate com o recém-promovido Laguna mostrou que, apesar de ser começo de temporada, o alvinegro não pode desperdiçar as chances que cria. Se a pressão apareceu ainda com a eliminação na Pré-Copa do Nordeste, quem dirá no Estadual.

A vitória do alívio
Uma vitória que precisava dar certo alívio a todos os alvirrubros. É bem verdade que o Baraúnas não ofereceu grandes riscos. Porém, o desempenho do América em seu primeiro jogo precisa ser levado em consideração da maneira como foi conduzido. Fez o que deveria ser feito, ainda mais em casa. Thiaguinho, com sua obra de arte, assinalou bem o bom começo do América no Estadual.

Já temos a primeira crise?
Logo após a goleada sofrida para o América, a fala do jogador Jonathan Chula e do técnico Carlos Rabello deixou a entender que o Baraúnas está passando por uma situação que está incomodando. Confesso que não sei se é financeiro, se é algo que foi prometido e não foi cumprido. Certo mesmo é que quatro atletas já não fazem mais parte do elenco: o goleiro Camilo, o lateral Giovani Japa e os meias Radames e Kaleb. Isso tudo na primeira rodada, tá, amigos?!

Até quando?
Ontem, o Rio Grande do Norte encerrou sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. O América, único dos clubes que conseguiu avançar à segunda fase, deu azar no chaveamento ao já encarar uma das grandes forças da base no país. O São Paulo não tomou conhecimento e resolveu a parada ainda na primeira etapa. Mais um ano que os representantes do Estado vão apenas participar. Não é possível que, mais um ano, ABC e América não tenham percebido que o trabalho amador na base posto em prática refletiu em mais uma edição abaixo da Copinha. É necessário repensar.

Venceram descalças
Um episódio curioso aconteceu na última sexta-feira (10), na partida entre o Desportivo Rio Grande e o Renasce Sorocaba, válido pela Superliga B. Por conta do piso, as jogadoras do time paulista jogaram, a partir do segundo set, descalças. A Confederação Brasileira de Vôlei ainda não se manifestou e não se sabe se vai abrir uma investigação sobre as condições da quadra do Palácio dos Esportes. Sobre o jogo, o Renasce venceu tranquilamente o time potiguar por 3 sets a 0 e segue na liderança da competição. Já o Desportivo Rio Grande sofreu sua segunda derrota em três jogos e está na nona posição.

A Copa do Mundo é nossa!
Não! Vocês não leram errado. A primeira edição da Kings League World Cup foi conquistada pelo Brasil ao vencer a Colômbia por 6×2. Para o leitor que não sabe do que se trata, a Kings League é nada mais nada menos do que uma competição criada pelo ex-zagueiro espanhol Gerard Piqué que reúne atletas, ex-atletas e streamers com disputas no futebol society. O título do Brasil teve como grande destaque Kelvin Oliveira – ou simplesmente K9 – que foi o grande nome da competição. Acompanhei os jogos, e olha, depois do título brasileiro, essa modalidade vai pegar muito por aqui. Mais importante é que somos o primeiro país campeão. Vou ficando por aqui. Até a próxima!

Tags