São quase 19 mil kits de teste, do tipo antígeno (TR-Ag) de detecção da doença, disponíveis nas unidades de saúde e na Rede de Urgência e Emergência de Natal
Publicado 20 de dezembro de 2024 às 19:30
A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), divulgou nesta sexta-feira (20) uma lista com todos os pontos disponíveis para realização do teste rápido de detecção de covid-19. Ao todo, são 18.925 kits de testagem, do tipo antígeno (TR-Ag) de detecção da doença, que chegaram à capital potiguar na última quarta-feira (18) e já estão disponíveis para a população natalense nas unidades de saúde pública e nos serviços da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município.
Os últimos testes do tipo foram recebidos pela pasta em outubro de 2023 e desde então não foram enviadas novas remessas para o município. “Mesmo com a ausência de testes rápidos, Natal continuou a realização da testagem contra a Covid-19, ofertando o teste de diagnóstico laboratorial do tipo RT-PCR, em unidades de referência conforme a demanda recebida”, explica Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS) da SMS Natal, reforçando que por este período do ano geralmente apresentar um aumento de casos de síndromes gripais, o munícipe pode procurar um dos locais para atendimento e realizar a testagem, caso suspeita da infecção pela doença.
O teste rápido de antígeno é capaz de detectar proteínas produzidas na fase de replicação viral da doença. A amostra é recolhida por meio de swab nasal (um tipo de cotonete) e o resultado para a infecção ou não pelo vírus SARS-COV-2 é liberado entre 15 e 20 minutos. Os testes rápidos de antígeno (TR-Ag) são mais eficientes na fase aguda da doença, podendo ser realizados preferencialmente até o 7º dia do aparecimento dos sintomas; e a partir do 5º dia em pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos positivos.
Confira a lista com as unidades e os horários disponíveis para fazer o teste do tipo antígeno (TR-Ag) clicando aqui.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias