Hospital de Olhos de Parnamirim - Foto: Divulgação

Cotidiano

Empreendedorismo Do médico ao gestor: a inquietude que levou ao crescimento do Hospital de Olhos de Parnamirim

O negócio surgiu da união de quatro sócios, três médicos e um advogado, que se completam na função “gestor”

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de novembro de 2024 às 15:30

Alguns negócios têm características perenes. O setor de saúde é um deles, dada a necessidade de sempre buscar o serviço, seja em caráter preventivo, ou até mesmo para tratar algo. Por isso, cada vez mais vemos empreendedores enveredando nesta área.

No Rio Grande do Norte, um exemplo de sucesso é o Hospital de Olhos de Parnamirim, que se tornou uma referência no tratamento oftalmológico na região da Grande Natal. O negócio surgiu da união de quatro sócios, três médicos e um advogado, que se completam na função “gestor”, oferecendo além da prestação do serviço com excelência focando no cuidado com os pacientes, garantindo sempre algumas das mais recentes opções tecnológicas para garantir as melhores soluções aos que buscam atendimento.

De acordo com Jaime Martins, oftalmologista e diretor técnico do Hospital de Olhos de Parnamirim, a escolha por empreender partiu da percepção de que o crescimento profissional dele estava limitado enquanto fosse apenas um prestador de serviço. Desse entendimento nasceu a inquietude natural para iniciar a caminhada do empreendedorismo.

Os detalhes dessa virada de chave na vida profissional estão na entrevista a seguir:

ENTREVISTA – Jaime Martins, oftalmologista e diretor técnico do Hospital de Olhos de Parnamirim

NOVO Notícias – A tarefa de empreender não é fácil. Fazer isso em um setor tão específico e cuidadoso como a saúde dificulta mais o processo?

Jaime Martins– Não vejo dessa forma. Na verdade, do ponto de vista administrativo, todos os negócios são semelhantes. A diferença se dá mais no âmbito operacional. Como somos três médicos oftalmologistas e um advogado com experiência no ramo empresarial, o time se completa. Depois de mais de quatro anos empreendendo na área, com uma equipe muito bem capacitada e sabendo delegar funções, tudo acaba se tornando mais fácil. E entre os sócios, hoje, cada um já entende pelo menos um pouco de cada setor do negócio.

NN – Como começou a sua trajetória no empreendedorismo?

JM – Cresci vendo meu pai empreender no ramo da educação. Ao entrar no mercado de trabalho médico, percebi que meu crescimento profissional e financeiro estava limitado enquanto “apenas” um médico “prestando serviço”. A partir daí nasceu a inquietude para empreender inicialmente na área que eu tinha conhecimento técnico. Juntei-me com três amigos que compartilhavam da mesma inquietude e as coisas foram acontecendo. Hoje, nosso ecossistema conta com o Hospital de Olhos de Parnamirim, a Clínica de Olhos Santa Beatriz e os Óculos Wing, um e-commerce de óculos solares.

NN – O Hospital de Olhos de Parnamirim é hoje uma referência em saúde oftalmológica na região. O que o senhor considera crucial para se manter como um destaque?

JM – A busca pela excelência na entrega do serviço é o pilar fundamental para qualquer coisa que você faça na vida. Por menor que seja aquilo. Como diria São Josemaria Escrivá, “Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes”. Então, buscamos fazer o nosso melhor todos os dias. Ter uma equipe boa, competente e dedicada faz toda diferença. Não é só fazer uma consulta, um exame ou uma cirurgia. É cuidar do nosso paciente com cuidado, carinho e fazer com que ele se sinta bem em nossa “casa”, além, é claro, de sair com seu “problema” solucionado.

NN – Inovar é uma das características mais importantes na vida de um empreendimento. Que inovações o senhor destaca na sua história como empreendedor?

JM – Nós trouxemos para o Hospital de Olhos de Parnamirim praticamente todas as tecnologias que se tem dentro da oftalmologia no Brasil, com equipamentos de ponta e procedimentos modernos, que ainda não estão disponíveis na maioria dos Hospitais de Olhos Brasil afora. Do ponto de vista administrativo, buscamos a cultura da excelência e uma visão empresarial para dentro do Hospital, algo que infelizmente ainda falta aos serviços médicos administrados por médicos em nosso país.

NN – Que novidades o Hospital de Olhos de Parnamirim tem para o público atualmente, e o que pensa para o futuro próximo?

JM – Nossa última aquisição foi um aparelho para realização do tratamento do glaucoma a laser, chamado Trabeculoplastia Seletiva a Laser, ou SLT. Além disso, estamos também em Natal, com a Clínica de Olhos Santa Beatriz. Num futuro próximo pretendemos incorporar ainda mais tecnologias ao nosso serviço, como o laser VALEDA, para tratamento de degeneração macular.

NN – Como fazer para se diferenciar num setor tão concorrido como o da saúde?

JM – O principal diferencial para se diferenciar no setor de saúde é entender que é um negócio como os outros. Enxergar o paciente também como cliente, entender que o fortalecimento da empresa é primordial para o fortalecimento dos médicos e respeito por todos os processos que envolvem a empresa.

Tags