A população de Natal elege decidirá neste domingo (27), em 2º turno, se o futuro prefeito da cidade será o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) ou a deputada federal Natália Bonavides (PT). No sábado (26) foram publicadas duas pesquisas nacionais medindo as intenções de votos na capital.
A pesquisa do instituto AtlasIntel sobre a disputa eleitoral em Natal mostrou um cenário disputado. O candidato Paulinho Freire (União Brasil) lidera com 53,1% dos votos válidos. A deputada federal Natália Bonavides (PT) tem 46,9% dos votos válidos.
O cálculo dos votos válidos não contabiliza os indecisos e os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto.
A AtlasIntel ouviu 1.203 eleitores de Natal entre os dias 20 e 25 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-03438/2024.
As pesquisa também tentou medir a percepção dos moradores de Natal sobre os candidatos e outros políticos. Para 47% dos entrevistados, Bonavides e Freire têm imagem positiva. A deputada federal, porém, tem uma imagem negativa maior do que o adversário, com 50% ante 44%.
Já a pesquisa Quaest sobre a disputa eleitoral em Natal divulgada no sábado (26) mostra o candidato Paulinho Freire (União Brasil) numericamente à frente, com 53% dos votos válidos no segundo turno. A deputada federal Natália Bonavides (PT) vem em segundo lugar com 47% dos votos válidos. Os dois estão empatados no limite da margem de erro.
O cálculo dos votos válidos não contabiliza os indecisos e os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto. A Quaest também considerou as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Natal. Outra particularidade da pesquisa é mapear probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar.
A Quaest ouviu 1000 moradores de Natal entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-05344/2024.
Considerando os votos totais, que incluem os dados de brancos e nulos, Freire lidera com 47%, contra 40% de Bonavides. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o candidato do União Brasil aparece com 45% ante 35% da petista.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias