De janeiro a setembro deste ano, a Neoenergia Cosern registrou 246 ocorrências de incidentes envolvendo caminhões e carretas que arrastaram cabos de telecomunicações e postes da rede elétrica. O número é praticamente igual ao contabilizado no mesmo período do ano passado, mas os casos mais recentes chamam atenção em virtude da dimensão dos danos causados à infraestrutura da distribuidora e à sociedade. Como consequência, mais de 2.563 unidades consumidoras – entre residências, condomínios e empreendimentos comerciais – ficaram sem energia elétrica.
Somente no mês de setembro, a distribuidora registrou 37 incidentes dessa natureza – perfazendo uma média superior a um caso por dia. Os mais emblemáticos foram no dia 12, na Rua Jaraguari, Bairro Pitimbu, quando uma carreta arrastou os cabos de telecomunicações desnivelados e provocou a queda de um poste. Quase 130 residências e empreendimentos comerciais na região ficaram sem energia na ocasião.
No dia 19 de setembro, um caminhão baú arrastou a fiação de telecomunicações e de distribuição de energia em um trecho da Avenida Antônio Basílio, em Natal. O tensionamento dos cabos provocou a queda de um poste sobre o veículo e desestabilizou outros dois postes. Poucos dias depois, em 24 de setembro, outro caminhão baú arrastou a fiação de telecomunicações e de distribuição de energia em um trecho da Rua Helena Rodrigues de Freitas, no Bairro Novo Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante. O tensionamento dos cabos fez um poste cair e provocar interrupção no fornecimento de energia para 110 clientes.
“Em todos os casos, as equipes da Neoenergia Cosern e empresas prestadoras de serviços atuaram em um curto intervalo de tempo, recompuseram os cabos e substituíram os postes danificados. Essas operações, porém, são complexas e requerem atenção redobrada em relação à segurança. Nós reiteramos que é de suma importância que as empresas de telecomunicações mantenham suas redes de cabos com a altura correta para evitar incidentes com veículos, por exemplo”, destaca Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern.
Orientações de segurança
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias