Equipe da FIFA foi recebida pelo diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, e pelos secretários de Esporte do RN, Cezinha Nunes, e de Natal, Jódia Melo - Foto: Juliana Manzano/NOVO Notícias

Esporte

MUNDIAL Copa de Futebol Feminino 2027: FIFA inicia vistoria na Arena das Dunas em Natal

Visita oficial de inspeção objetiva definir se a capital potiguar será uma das cidades-sedes do Mundial

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de outubro de 2024 às 09:44

Representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) chegaram à Casa de Apostas Arena das Dunas por volta das 9h desta quarta-feira (9) para dar início à visita oficial de inspeção que objetiva definir se a capital potiguar será uma das cidades-sedes do Mundial.

No total, estão sendo visitadas 12 cidades-sedes e estádios, sendo escolhidas no mínimo oito para sediar o evento. Assim que uma avaliação minuciosa for concluída, a Fifa anunciará os selecionados, o que está previsto para acontecer no início de 2025.

O propósito da visita é avaliar os estádios indicados e aeroportos. Em reunião realizada no final do mês de agosto, a FIFA havia anunciado que seria necessária outra visita para avaliação de centros de treinamento e hotéis. A escolha das cidades-sede levará em consideração diversos fatores como os estádios, transporte e mobilidade, acomodações (qualidade e quantidade), segurança pública, sustentabilidade e direitos humanos.

Comitiva visitando o gramado da Arena das Dunas em Natal – Foto: Juliana Manzano/NOVO Notícias

Sobre os estádios, uma das questões a ser observada, além da estrutura em geral, é a comprovação da capacidade máxima com segurança, capacidade de acesso, saída e evacuação de emergência. Outro ponto destacado foi a parte de infraestrutura dos estádios, que devem ter capacidade para atender as necessidades da competição como internet, transmissão, wi-fi para público, entre outros itens.

Para garantir que a FIFA realizasse a inspeção em Natal, colocando a capital potiguar como uma das postulantes a receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, a governadora Fátima Bezerra entrou em campo e acionou as autoridades do futebol nacional.

Pelo menos duas vezes, a chefe do executivo estadual conversou com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que entendeu o pleito e ajudou a colocar a Arena das Dunas oficialmente como candidata a receber jogos da competição.

Entenda

O Brasil foi escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 em 17 de maio, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Esta será a primeira vez que a América do Sul receberá o mundial feminino, que contará com 32 seleções participantes.

Como parte do processo de promoção da candidatura, foi anunciado que a seleção brasileira feminina realizará um amistoso na Arena das Dunas em novembro. O estádio já foi palco de quatro jogos da fase inicial da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

O início do processo de escolha das cidades-sedes que vão receber os jogos da competição no Brasil teve início no último dia 25 de setembro, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Já foram inspecionados: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS); Arena Corinthians, em São Paulo (SP); Mineirão, em Belo Horizonte (MG); Arena Pantanal, em Cuiabá (MT); Mané Garrincha, em Brasília (DF); Mangueirão, em Belém (PA); Arena Amazônia, em Manaus (AM); e Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A inspeção na Arena das Dunas, em Natal (RN) acontece durante toda esta quarta-feira (9) e a equipe segue para a Arena Pernambuco, em Recife (PE); e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Tags