As autoridades acreditam que os tijolos de cocaína foram enviados da América do Sul . Foto: Polizei Mönchengladbach/dpa//picture alliance

As autoridades acreditam que os tijolos de cocaína foram enviados da América do Sul . Foto: Polizei Mönchengladbach/dpa//picture alliance

Droga Mercado alemão encontra 95 kg de cocaína em caixas de banana

A droga foi avaliada em cerca de 7 milhões de euros (R$ 42,6 milhões). A polícia não informou o nome da rede de supermercados, mas disse que as drogas foram encontradas em diversas cidades do estado de Renânia do Norte-Vestfália

por: DW Brasil

Publicado 24 de setembro de 2024 às 18:30

Funcionários de uma rede de supermercados na Alemanha encontraram 95 kg de cocaína escondidos dentro de caixas de bananas, segundo anunciou a polícia alemã na segunda-feira (23).

A droga foi avaliada em cerca de 7 milhões de euros (R$ 42,6 milhões). A polícia não informou o nome da rede de supermercados, mas disse que as drogas foram encontradas em diversas cidades do estado de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país.

Os tijolos de cocaína foram vistos pela primeira vez por funcionários em duas lojas da rede no município de Mönchengladbach em 10 de setembro.

Mais tarde, no mesmo dia, a cocaína também apareceu nas lojas da rede nas cidades vizinhas de Duisburg, Krefeld, Viersen, Heinsberg e Neuss.

“Os investigadores trabalham com a premissa de que a loja não era o destinatário correto da entrega, mas recebeu as mercadorias por engano”, disse a polícia de Mönchengladbach em um comunicado.

As autoridades acreditam que a remessa teve origem na América do Sul e chegou ao porto belga de Antuérpia antes de ser transportada para o depósito de distribuição do supermercado na Alemanha.

Em janeiro de 2023 a BBC fez reportagem mostrando que o porto citado se tornou o paraíso dos narcotraficantes da América do Sul. O porto de Antuérpia é o segundo maior da Europa e, por ele, passam milhões de contêineres todos os anos. Ele acabou se tornando a principal porta de entrada de cocaína do continente europeu.

Tags