Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: pesquisa mostra cenário novo na disputa pela Prefeitura de Natal

Os números apontam para um possível segundo turno entre Carlos Eduardo (44,55% dos votos válidos), que lidera mais essa sondagem, e Natália Bonavides (26,32%), que, pela primeira vez, aparece em segundo lugar em todos os cenários apresentados

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 16 de setembro de 2024 às 16:30

Ranking Surpreende

Na manhã deste sábado (14), o portal O Potengi divulgou, durante o PotengiCast, comandado por Ângelo Girotto, a nova e surpreendente pesquisa de intenção de voto do Instituto Ranking Brasil Inteligência para a Prefeitura de Natal. Nela, os números apontam para um possível segundo turno entre Carlos Eduardo (44,55% dos votos válidos), que lidera mais essa sondagem, e Natália Bonavides (26,32%), que, pela primeira vez, aparece em segundo lugar em todos os cenários apresentados (espontânea e estimulada).

Mudança de rumo?

Até agora, nenhum outro instituto captou esse cenário, de vitória da petista contra Paulinho Freire pela segunda colocação, nem mesmo a pesquisa anterior da própria Ranking, divulgada em 30 de junho, sobre a disputa em Natal. Estaria conseguindo Natália Bonavides reverter o terceiro lugar que vem ocupando até então (com raras exceções) em praticamente todas as consultas divulgadas?

Saindo de Rafael

O detalhe no crescimento de Natália na pesquisa Ranking/O Potengi—bem acima da margem de erro—é que ele é inversamente proporcional à queda apresentada pelo candidato Rafael Motta. Na pesquisa atual, comparando com a anterior da Ranking, Natália saiu de 18,36% para 26,32%, crescendo impressionantes 7,96% nas intenções de voto, e o candidato Rafael Motta, que tinha 9,24% em 30 de junho, surgiu agora com 2,84%, uma queda de 6,41%.

Qualidade

É preciso ressaltar, ainda, que a candidata petista tem feito uma campanha robusta, em termos financeiros e de qualidade. As propagandas eleitorais de TV e rádio são leves, inteligentes e têm boa retórica. Sem falar nas suas participações em debates, que foram todas, até agora, vitoriosas. E, segundo garante a campanha do PT nos bastidores, a candidata ainda contará com a presença do presidente Lula, que tem boa aprovação na capital natalense e pode reforçar a migração de votos de Rafael para Natália.

Realidade

Por outro lado, os números da Ranking Brasil também mostram que uma vitória de Carlos Eduardo no primeiro turno continua possível. Ele está a 4,45% de vencer a disputa sem segundo turno, segundo registrou a Ranking deste sábado.

Família

Momento histórico em que Sandra Elali se torna a oitava mulher a tomar posse como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN). Magistrada com 44 anos de atuação, Sandra recebeu a Toga pelas mãos do marido Sami e dos filhos Marina e André Elali, em solenidade realizada na última quinta-feira (12), na nova sede daquela Corte. Ocasião conduzida pelo presidente do tribunal, Amílcar Maia, e que teve o Hino Nacional cantado pela filha da nova Desembargadora, artista de renome nacional. Evento que foi prestigiado por autoridades de diversos setores da sociedade potiguar, principalmente do Judiciário e do Ministério Público, que lotaram o auditório Desembargador Deusdedit Maia e, depois, o “mezanino” do Tribunal para o coquetel de recepção aos convidados da homenageada. A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Walter Alves participaram da solenidade.

Tags