Eles receberam a premiação pela dedicação, contribuição e comprometimento com a comunidade de educação e pesquisa do país por meio do uso inovador de tecnologias de informação e comunicação
Publicado 1 de setembro de 2024 às 08:40
Sérgio Viana Filho e Edson Moreira Silva Neto, diretores do Núcleo de Redes Avançadas (NuRA/UFRN), receberam o prêmio IPÊ na última quinta-feira, 29 de agosto, durante o Fórum RNP. O evento, realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como objetivo estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nelson Simões, diretor geral do RNP, foi o responsável por entregar a premiação aos representantes da UFRN.
Os diretores do NuRa/UFRN receberam a premiação pela dedicação, contribuição e comprometimento com a comunidade de educação e pesquisa do país por meio do uso inovador de tecnologias de informação e comunicação. A organização considerou a atuação dos dois gestores um testemunho de impacto público pelo trabalho colaborativo e pela visão de futuro. Sérgio e Edson também são coordenadores do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte (PoP-RN/RNP).
Mais sobre o PoP-RN
O PoP-RN foi fundado em 1996 por meio de um acordo entre a UFRN e a RNP. Fornece conectividade e serviços avançados de rede para instituições de ensino, pesquisa e para o governo do Rio Grande do Norte. Inicialmente conectado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com um enlace de 64 Kbps, o PoP-RN ampliou a capacidade em 2022. Desde então, opera com dois enlaces de 100 Gbps conectando Natal a Fortaleza e Campina Grande.
Em 2018, o Núcleo de Redes Avançadas da UFRN (NuRA) foi estabelecido para gerenciar o PoP-RN e o Centro de Operações de redes na região. O PoP-RN contribui para o avanço das redes de alta capacidade no estado, alinhado ao plano estratégico da RNP para promover o uso inovador de redes avançadas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias