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ELEIÇÕES 2024 O que os candidatos à prefeitura pensam sobre a educação em Natal?

Planos de campanha dos postulantes ao Executivo Municipal somam pelo menos 100 propostas para melhorar o ensino público da capital a partir do próximo ano. saiba quais são as sugestões dos seis candidatos

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de agosto de 2024 às 15:30

 

A piora na qualidade do ensino público municipal, a falta de vagas em creches e ausência de professores em sala de aula são alguns dos problemas diagnosticados pelos seis candidatos à Prefeitura de Natal deste ano. O NOVO analisou os planos de campanha dos postulantes ao Executivo municipal, que somam pelo menos 100 propostas para melhorar o setor a partir do próximo ano.

Um dos principais desafios é a universalização do ensino infantil. Em 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o sorteio de 3.749 vagas para a etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II). Ao todo, 4.957 crianças estavam inscritas, deixando mais de 1,2 mil sem vaga na rede de ensino público.

Além disso, de acordo com dados do Ministério da Educação, Natal apresentou uma piora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no país. Em 2023, a nota do município para os últimos anos do ensino fundamental (1º ao 5º) foi de 3,3 pontos, uma queda em relação à análise anterior, em 2021, quando a nota foi de 4,1 pontos.

Leia o resumo das propostas dos principais candidatos de Natal:

Carlos Eduardo (PSD)
O candidato propõe um investimento na educação integral, com foco na ampliação das vagas nas creches e na construção de novas unidades. Ele pretende reestruturar e modernizar as escolas municipais, garantindo acesso à tecnologia, incluindo internet e equipamentos como tablets e computadores para alunos e professores. Carlos Eduardo também defende a formação continuada dos professores, bem como a valorização dos profissionais da educação com a garantia do piso salarial e a ampliação dos incentivos. Além disso, seu plano inclui a criação de um sistema de avaliação contínua do desempenho escolar para identificar e combater o analfabetismo e o abandono escolar.

Hero (PRTB)
O candidato destaca a importância de uma educação voltada para a cidadania e para os valores morais, propondo uma revisão curricular para incluir disciplinas que reforcem esses aspectos. Ele pretende investir em infraestrutura escolar, com a construção de novas unidades e reformas nas existentes, além de garantir a segurança nas escolas. Hero também propõe um programa de educação em tempo integral e o fortalecimento da educação especial, com a inclusão de profissionais especializados nas escolas para atender alunos com necessidades especiais.

Nando Poeta (PSTU)
O candidato defende uma educação 100% pública e estatal, sem terceirização ou privatização. Suas propostas incluem a universalização do acesso à educação, com garantia de vagas para todas as crianças em creches e escolas públicas, além da ampliação da rede municipal e do período integral nas creches. Ele também propõe a realização de concursos públicos para suprir a demanda por profissionais na educação e o respeito aos direitos conquistados pelos servidores, como os planos de cargos e a data-base.

Natália Bonavides (PT)
A candidata propõe a construção de uma educação pública, democrática e de qualidade, com ênfase na expansão da educação integral e na democratização do acesso à educação. Ela pretende garantir a universalização das vagas em creches, ampliando a oferta de turmas e concluindo obras inacabadas. Natália também defende a valorização dos profissionais da educação, com o cumprimento do piso salarial e a formação contínua. Suas propostas incluem ainda a ampliação da educação inclusiva, o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a promoção de uma gestão escolar participativa e democrática.

Paulinho Freire (União)
O candidato tem como principal proposta a implementação do programa “Fila Zero”, que visa garantir vagas para todas as crianças em creches, priorizando as regiões mais necessitadas. Ele propõe a ampliação do número de vagas na educação infantil, com a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a implantação de escolas de educação em tempo integral. Paulinho também sugere a criação de um Centro de Referência em Educação Especial e a implementação de programas que incentivem o empreendedorismo, inovação e o ensino de robótica no ambiente escolar.

Rafael Motta (Avante)
O candidato propõe uma educação inclusiva, com a criação de creches-escolas e escolas de tempo integral, eliminando o sorteio de vagas nas creches municipais. Ele defende a valorização dos profissionais da educação, com o cumprimento do piso salarial e os planos de carreira. Rafael também sugere a integração das áreas de gestão escolar, pedagógica, transporte e merenda, permitindo um monitoramento em tempo real dos serviços prestados, dos alunos e dos profissionais envolvidos na cadeia educacional.

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